A CPMI do INSS deve ouvir nesta quinta-feira (25) o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”. Preso no dia 12 de setembro, ele é apontado como um dos principais operadores do esquema de desvio de recursos que deveriam ir para aposentados e pensionistas.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), destacou a importância da oitiva e disse que agora há a garantia de que o depoente comparecerá, já com autorização do STF. Segundo Viana, o “Careca do INSS” é considerado o principal organizador de todo esse esquema criminoso.
Ministro André Mendonça autorizou a condução
Viana disse que o advogado do lobista confirmou o comparecimento. “Está marcado. Trabalho com muita cautela, com muita responsabilidade, porque em outra oportunidade ele confirmou e acabou não comparecendo à CPMI. Desta vez, temos do advogado o compromisso, temos dele também o desejo de participar, ainda que fique calado, e temos a liberação do Supremo Tribunal Federal, na pessoa do ministro André Mendonça, para que ele seja conduzido”, disse Viana em vídeo publicado nas redes sociais.
“A CPMI tem a obrigação, tem o dever de dar ao povo brasileiro transparência em toda essa roubalheira, nesse esquema absurdo, vergonhoso, que tomou conta da Previdência e que só foi descoberto efetivamente e parado depois das operações da Polícia Federal”, acrescentou o senador.
Antunes seria ouvido na quinta-feira passada (15), mas cancelou a participação de última hora. O lobista obteve um habeas corpus do ministro André Mendonça que lhe facultou comparecer à CPMI.
Fonte: Revista Oeste