PUBLICIDADE

Câmeras detectam fogo antes que se espalhe


Os recentes incêndios que recentemente destruíram bairros inteiros da região de Los Angeles tinham dois meios de serem detectados. Um eram cidadãos que ligavam para o 911 – mas aí geralmente o fogo já tinha se espalhado.

A outra arma contra os incêndios foi muito mais eficiente – 1.150 câmeras conectadas a modelos de inteligência artificial. As câmeras detectam o fogo ainda no início e dão a localização exata aos bombeiros.

Um caso citado pelo Wall Street Journal é exemplar. Às duas da manhã do dia 4 de dezembro uma dessas câmeras detectou fogo em Orange County próximo a uma área residencial. Normalmente os moradores a essa altura estariam dormindo, e só perceberiam o perigo tarde demais.

As câmeras automaticamente noticiaram o princípio de incêndio a um centro de emergência na Universidade da California em San Diego. O centro passou a informação para os bombeiros de Orange County, que enviaram caminhões e helicópteros para apagar o fogo. Milhares de casas ao redor da área foram poupadas. Esse foi o primeiro alerta de incêndio gerado sem participação humana.

Mais de 1.200 princípios de incêndio já foram detectados pelas câmeras. O que era para ser uma experiência limitada, hoje virou um padrão de sucesso na California. Que está mais preparada para a próxima temporada de seca.

Leia também:



Fonte: Revista oeste

Leia mais

PUBLICIDADE