A Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Chamber) e a Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham Brasil) divulgaram uma nota conjunta nesta terça-feira (15) pedindo um “engajamento de alto nível” dos governos brasileiro e norte-americano para negociarem a tarifa de 50% sobre exportações brasileiras.
Em uma crítica velada a Trump, as partes afirmam no documento que “a medida como resposta a questões políticas mais amplas tem o potencial de causar danos graves a uma das relações econômicas mais importantes dos Estados Unidos, além de estabelecer um precedente preocupante”.
As entidades ressaltam que se colocam à disposição para “apoiar iniciativas que favoreçam uma solução negociada, pragmática e construtiva – que evite a escalada da atual situação e garanta a continuidade de um comércio bilateral mutuamente vantajoso”.
Na nota, as partes argumentam que a tarifa prejudicaria mais de 6.500 pequenas empresas nos Estados Unidos que dependem de produtos importados do Brasil e pelo menos 3.900 empresas norte-americanas que têm investimentos no país sul-americano.
“O Brasil está entre os dez principais mercados para exportações dos Estados Unidos e é destino, a cada ano, de cerca de US$ 60 bilhões (R$ 333,6 bilhões) em bens e serviços norte-americanos”.
Fonte: Revista Oeste