Se existe a Palm Dog, premiação simbólica que o Festival de Cannes dá a um cão destaque entre os filmes de sua seleção, por que não um Oscar para animais? É o que Indy, estrela do terror Bom Menino, pediu à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em carta aberta por intermédio do estúdio independente IFC.
“Apesar do meu papel aclamado pela crítica no filme Bom Menino, fui considerado inelegível para a categoria de Melhor Ator”, lamenta Indy na carta obtida com exclusividade pela Variety. “Aparentemente, eu não sou bom o suficiente para vocês.”
A campanha — que mistura humor e crítica — faz parte da estratégia da IFC e da plataforma Shudder para impulsionar a visibilidade do longa, que vem sendo celebrado por sua atmosfera sombria e pela performance surpreendentemente expressiva de Indy. O cachorro interpreta um companheiro canino com comportamento cada vez mais inquietante, em uma história que explora os limites entre lealdade e horror psicológico.
A carta, escrita com humor e afeto, cita uma tradição de performances memoráveis de animais no cinema: o lobo Jed em Caninos Brancos, a baleia de Free Willy e o porquinho protagonista de Babe — indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1996 —, todos elogiados, mas jamais reconhecidos pela Academia. “Quantas grandes performances vão ser ignoradas antes que a Academia jogue um osso pra gente?”, questiona Indy.
No encerramento da carta, Indy deixa um recado direto à Academia: “Pedimos que parem de levantar a perna sobre a contribuição minha e de tantos grandes atores animais cujo trabalho continua sem reconhecimento.”
Embora não haja precedentes de indicações de animais ao Oscar, o debate sobre o reconhecimento de intérpretes não humanos não é novo. Desde Rin Tin Tin nos anos 1920 até Uggie, o cão de O Artista (2011), muitos já defenderam que certos papéis caninos mereciam mais do que um tapete vermelho.
Do que se trata?
Um cão fiel se muda com Todd, seu tutor, para uma casa de campo. Lá, ele descobre forças sobrenaturais escondidas nas sombras. Quando as entidades sombrias ameaçam seu dono, o corajoso cão deve lutar para protegê-lo.
Bom Menino é o primeiro longa-metragem dirigido por Ben Leonberg. Shane Jensen interpreta Todd e o cão Indy faz o protagonista do filme.
Quando estreia a novidade?
O filme será lançado no dia 30 de outubro em cinemas de todo o Brasil. A distribuição fica por conta da Paris Filmes. Confira o trailer:
Fonte: Variety
LEIA TAMBÉM: O terror que fez as buscas por ‘o cachorro morre no final?’ crescerem 2000%

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
Fonte: rollingstone.com.br