PUBLICIDADE

Brasileiros detidos na Bolívia têm pena de mil anos de prisão


Autoridades bolivianas prenderam no último sábado, 29, dois brasileiros criminosos que, juntos, somam uma pena de mil anos de prisão. A dupla responde por diversos delitos. A apreensão ocorreu em Ribeiralta, cidade industrial na região central da Bolívia

A captura aconteceu durante a Operação Fronteira Segura, sob o apoio da Polícia Militar de Rondônia. Agentes procuravam a dupla havia anos, em razão de uma série de crimes, incluindo o roubo de caminhonetes em Rondônia e Acre. Os assaltantes conduziam os veículos até a Bolívia, onde assim faziam a venda. 

Brasileiros usavam documentos falsos

As fraudes tinham como finalidade usar o dinheiro para o tráfico de drogas. Os receptadores negociavam os carros como itens usados ou os repassavam a oficinas clandestinas, que faziam o desmanche e comercializavam as peças. A prisão, conforme avalia a polícia local, deve interromper uma rota de crimes entre as fronteiras. Do mesmo modo, pode minimizar o tráfico de peças e seu consequente uso para financiar atividades ilícitas como o fornecimento de drogas na região.

Em fuga da Justiça havia mais de dez anos, um dos criminosos vivia em Ribeiralta. Ele usava identidade falsa, com a qual se apresentava como cidadão de dupla nacionalidade. O outro bandido é do Estado do Acre. Em sua ficha consta a classificação de alta periculosidade. Seu nome, inclusive, estava na chamada Lista Vermelha da Interpol. 

YouTube video

A Operação Fronteira Segura é um convênio entre a Polícia Nacional da Bolívia, o Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira e a Secretaria de Estado da Defesa e Cidadania de Rondônia. A extradição dos criminosos para o Brasil, para cumprimento das penas, conforme a lei, está em processo na Justiça.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE