PUBLICIDADE

Brasileiro ajuda corredor em maratona, e cena viraliza na internet


O brasileiro Pedro Arieta, marido da também corredora Luiza Cravo, havia compartilhado com seus seguidores no Instagram uma meta ambiciosa: completar a Maratona de Boston em 2h40min. O tempo era mais do que uma marca pessoal. Ele representava principalmente um objetivo simbólico para quem busca alto desempenho em corridas de longa distância.

Durante a prova, no entanto, um gesto inesperado mudou o foco do atleta brasileiro, que trabalha como gerente de projetos de uma multinacional francesa com filial no Rio de Janeiro. Ao interromper a sua corrida para ajudar outro competidor em estado de fadiga e ajoelhado no asfalto, a atitude de Pedro ganhou mais destaque do que o próprio resultado da maratona – uma das mais concorridas do mundo.

Brasileiro diz que foi instintivo

“Para quem corre, quem busca performance, [a marca de 2h40] é meio emblemática. Eu estava nesse ritmo, eu tinha calculado ali pelo relógio, ia dar certo”, contou Pedro em entrevista à rádio CBN Rio. “E, de repente, eu vi o rapaz caído. Foi muito instantâneo. Na hora você não pensa, né? Quando eu vi ele caído, eu parei.”

Conforme o brasileiro, a decisão foi tomada de forma automática. “Na hora, me pareceu uma coisa normal eu fazer. Depois que viraliza, você fala, ‘caramba, quanta repercussão’. Mas, na hora, me pareceu o óbvio”.

Contato com o corredor socorrido

Depois do episódio, Pedro conseguiu entrar em contato com o corredor que ajudou, identificado como Goodwin. Os dois trocaram mensagens e relembraram o momento de solidariedade em meio à competição. “A gente trocou umas mensagens. Ele me disse: ‘cara, muito obrigado’. Eu falei ‘que é isso, cara, foi a parte mais legal da prova’”.

Enquanto Pedro ajudava Goodwin a se levantar a seguir na prova, é possível perceber a reação emocionada do público no local. Seu comportamento, porém, extrapolou para o universo midiático. O site oficial do Comitê Olímpico Internacional, por exemplo, publicou reportagem sob o título “Brasileiro é aclamado ao ajudar corredor que desabou na Maratona de Boston 2025”.

Nas redes sociais, o post em que Pedro relata o episódio resultou em meio milhão de visualizações. O alcance foi muito maior, contudo, em uma mensagem feita pelo pediatra norte-americano Tommy Martin. Nela, o autor escreve: “Esse cara @arieta.p merece todo o reconhecimento! Sacrificar seu próprio objetivo para ajudar outra pessoa a cruzar a linha de chegada na Maratona de Boston é INCRÍVEL!”

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste





Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE