O vocalista do Jane’s Addiction, Perry Farrell, entrou com um processo contra os ex-companheiros de banda Dave Navarro, Eric Avery e Stephen Perkins, poucas horas depois de o trio mover uma ação contra ele por conta de uma briga no palco ocorrida no ano passado. Durante um show no Leader Bank Pavilion, em Boston, no dia 13 de setembro de 2024, Farrell empurrou Navarro perto do fim de seu solo de guitarra em “Ocean Size”, o que levou Avery e membros da equipe a intervir fisicamente para separá-los. O grupo não chegou a concluir o show, e vídeos gravados pelo público se espalharam pelas redes sociais em questão de minutos.
Na nova ação de 30 páginas, obtida pela Rolling Stone e protocolada na Suprema Corte do Condado de Los Angeles, Farrell acusa seus ex-colegas de conduzirem “uma campanha de intimidação que durou anos”, na qual eles supostamente o assediavam no palco e tocavam seus instrumentos em volume tão alto que ele não conseguia se ouvir cantar sem precisar aumentar seus monitores intra-auriculares a níveis considerados perigosos. O vocalista afirma que o assédio teria escalado no show de Boston, resultando em “violência física” por parte de Navarro e Avery contra ele durante a apresentação, além de agressões a ele e sua esposa, Etty Lau Farrell, nos bastidores, supostamente cometidas por Navarro.
Farrell também afirmou que foi “pego de surpresa” quando os outros integrantes da banda cancelaram as datas restantes da turnê de reunião e encerraram o grupo sem aviso prévio ou qualquer consulta com ele.
“Sem qualquer aviso ou consulta, e usando Perry como bode expiatório, Dave Navarro e os demais integrantes da banda tomaram a decisão de cancelar abruptamente o restante da turnê, violando contratos e ignorando todas as obrigações profissionais”, declarou o advogado de Farrell, Miles Cooley, em comunicado. “Perry foi pego de surpresa por não ter o direito de votar ou ser ouvido, ficando impossibilitado de defender sua posição para que a turnê continuasse pelos fãs”.
Cooley afirmou que Navarro “culpou intencional e publicamente Perry pelo cancelamento das datas da turnê, destruindo efetivamente sua reputação e causando-lhe danos irreparáveis. Apesar desse bullying contínuo perpetuado por Navarro, a dedicação de Perry ao Jane’s Addiction e à preservação de seu impacto positivo na indústria da música permanece inabalável. Ele está ativamente buscando maneiras de lidar com a situação e garantir que haja responsabilização”.
O advogado da banda, Christopher Frost, criticou duramente a queixa de Farrell e sua versão dos acontecimentos no backstage. “Se existe alguma dúvida sobre em quem acreditar, acredite no vídeo que todos nós assistimos”, disse Frost em comunicado. “Acredite nas postagens contemporâneas de Etty Farrell no Instagram afirmando: ‘O Perry foi claramente o agressor, não estou discutindo esse ponto… [E]le tem enfrentado dificuldades mentais há algum tempo…’. Acredite no próprio Perry quando ele pediu desculpas à banda: ‘Peço desculpas aos meus companheiros de banda, especialmente Dave Navarro, aos fãs, à família e aos amigos pelo meu comportamento durante o show de sexta-feira. Infelizmente, cheguei ao meu limite, o que resultou em uma atitude injustificável’. A queixa apresentada hoje por Perry, incluindo sua versão dos acontecimentos no backstage após o show de 13 de setembro, é uma reinterpretação dos fatos. Isso não vai se sustentar”.
Mais cedo na quarta-feira, Navarro, Avery e Perkins entraram com um processo contra Perry Farrell, acusando-o de agressão, lesão corporal, inflição intencional de sofrimento emocional, negligência, quebra de dever fiduciário e quebra de contrato. A ação também alegava que o grupo perdeu mais de 10 milhões de dólares devido ao cancelamento da turnê e à paralisação de todas as atividades da banda, incluindo os planos para o primeiro álbum da formação clássica desde Ritual de lo Habitual, de 1990. Os ex-colegas de banda também pediram que Farrell arcasse com todas as dívidas pendentes do grupo relacionadas ao cancelamento da turnê.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, no dia 16 de julho de 2025 e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: O dia em que Perry Farrell tentou vetar Green Day do Lollapalooza: ‘Boyband’
+++ LEIA MAIS: Integrantes do Jane’s Addiction se unem para fazer música sem Perry Farrell
+++ LEIA MAIS: Esposa de Perry Farrell diz que cantor busca ajuda após ‘surto’ em show do Jane’s Addiction
+++ LEIA MAIS: Dave Navarro aponta fim de Jane’s Addiction após briga: ‘Talvez seja mais simples’
Fonte: rollingstone.com.br