Jair Bolsonaro publicou, nesta segunda-feira, 7, uma série de vídeos do ato pró-anistia realizado no último domingo, 6, na capital de São Paulo, em seu perfil no X. Em uma das publicações, o ex-presidente faz um resumo da manifestação na Avenida Paulista.
“Hoje, o Brasil enviou um recado claro ao nosso Congresso e ao mundo: basta de perseguição”, escreveu Bolsonaro. “Chega de abuso de poder. Anistia já!”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
– Oito governadores. Mais de trinta senadores. Dezenas de deputados federais. Inúmero vereadores e prefeitos, incluindo o prefeito de São Paulo, maior cidade da América Latina.
– Representantes de pelo menos oito partidos. Padres, pastores, líderes de todas as religiões. E mais… pic.twitter.com/hckALgDDGJ
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 6, 2025
O ex-presidente mencionou a presença de oito governadores e mais de 30 senadores na manifestação, assim como dezenas de deputados federais, vereadores e prefeitos. Mais de cem autoridades com mandato em vigor compareceram ao ato do último domingo.
Além dos políticos, líderes religiosos de diferentes credos estiveram presentes no evento. “Todos unidos na Avenida Paulista pelo mesmo propósito”, diz a publicação de Bolsonaro.
Número de manifestantes no ato pró-anistia gera controvérsia
A publicação do ex-presidente Jair Bolsonaro diz que mais de 1 milhão de brasileiros foram às ruas pedir a anistia dos presos do 8 de janeiro. No entanto, a estimativa do Datafolha apontou um total de 55 mil pessoas, enquanto a Universidade de São Paulo (USP) calculou 44,9 mil.
Também não houve consenso a respeito do total de manifestantes no ato pró-anistia realizado no Rio de Janeiro, em 16 de março. A Polícia Militar fluminense afirmou que o evento reuniu 400 mil pessoas, o Datafolha estimou 30 mil e a USP, 18,3 mil.
Leia também:
Fonte: Agência Brasil