Em publicação no X, antigo Twitter, neste domingo, 20, o ex-presidente Jair Bolsonaro agradeceu aos médicos que o operaram no hospital DF Star, em Brasília. Na mesma mensagem, o liberal citou profissionais de outras casas de saúde, que também realizaram intervenções, em razão de complicações da facada recebida em 2018.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Nesse mesmo horário (21h29 de domingo, 13/abril/2025), essa equipe de profissionais de saúde do DF Star (foto), depois de 12 horas de trabalho, terminava a mais invasiva, demorada e complexa cirurgia no meu abdômen, como ainda consequência da tentativa de homicídio (facada), desferida pelo protegido do Sistema, Adélio Bispo”, escreveu Bolsonaro.
“Primeiro, obrigado a Deus, depois aos médicos e enfermeiros da Sta Casa de Juiz de Fora (MG), do Albert Einstein (SP), do Hospital Regional de Santa Cruz (RN), Hospital Rio Grande (RN) e do DF Star por mais essa vida.”
. 12 horas de cirurgia, uma semana em recuperação:
. Nesse mesmo horário (21h29 de domingo, 13/abril/2025), essa equipe de profissionais de saúde do DF Star (foto), depois de 12 horas de trabalho, terminava a mais invasiva, demorada e complexa cirurgia no meu abdômen, como ainda… pic.twitter.com/HbBlgGsYIr
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 21, 2025
Internado desde 11 de abril na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, ele está em recuperação, depois de uma cirurgia complexa realizada em 13 de abril.
O procedimento, chamado de laparotomia exploradora, foi necessário para tratar uma obstrução intestinal causada por aderências internas, decorrentes do atentado a faca sofrido em 2018. Durante a cirurgia, também foi realizada a reconstrução da parede abdominal.
Estado de saúde e recuperação de Bolsonaro

Em suas redes, Bolsonaro afirmou que tem se “mantido estável, com a pressão controlada e uma resposta clínica considerada positiva pelos médicos”. Ele ainda não se alimenta via oral, mas recebe nutrição venosa, e está em repouso absoluto, sem previsão de alta da UTI.
Leia também: “Os gigolôs da anistia”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 264 da Revista Oeste
O ex-presidente realiza sessões diárias de fisioterapia, com o objetivo de acelerar sua recuperação. Segundo os médicos, ela será longa e delicada e pode durar até três meses. Ele não está recebendo visitas.
Neste domingo, 20, médicos removeram o curativo cirúrgico para limpeza e avaliação da área, além de retirarem um dreno no abdômen. Bolsonaro agradeceu pelas orações e manifestações de apoiadores.


Inicialmente, seu atendimento ocorreu no Rio Grande do Norte, depois de seu quadro de saúde se agravar com dores e distensão abdominal. Posteriormente, foi para Brasília por UTI aérea, onde passou por cirurgia. Esta é a sexta operação relacionada ao atentado de 2018.
Fonte: Agência Brasil