PUBLICIDADE

Banco de Sangue do HGA chega a níveis críticos; apelo é por doadores


“Estamos passando por uma situação muito difícil, que é o estoque do banco de sangue. Falta de sangue, componentes do sangue, plaquetas, glóbulos vermelhos, etc. Por conta disso, eu faço um apelo a todos, que a gente consiga doadores de sangue”. O apelo é do médico Bruno Pompeu Marques, do Hospital Guilherme Álvaro. De acordo com o profissional de saúde, os estoques chegaram a um nível crítico na unidade e as doações são preponderantes para manter o banco de sangue em funcionamento.

A unidade, responsável pelo abastecimento de sangue de toda a Baixada Santista, do Vale do Ribeira e do Complexo Hospitalar dos Estivadores, precisa de sangue especialmente dos tipos O positivo e O negativo, que são os mais utilizados em emergências.

“Não importa a idade abaixo de 70 anos, um jejum de duas horas. Doar um pouquinho de sangue para salvar vidas. É um apelo que a gente faz”, lembra o médico.

A técnica do Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, Silvana Biagini, destaca a importância da doação de sangue. “Uma única doação tem o potencial de salvar várias vidas, beneficiando desde recém-nascidos até pacientes em tratamento oncológico, vítimas de traumas e pessoas com doenças crônicas”, destaca.

SERVIÇO

Local: Rua Oswaldo Cruz, 197- Santos

Funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 12h30

REQUISITOS BÁSICOS

– Boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

– Pesar no mínimo 50kg

– Estar descansado

– Estar alimentado (sem alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem o procedimento)

– Apresentar documento original com foto recente

Principais impedimentos temporários

– Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas)

– Gravidez

– Amamentação

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação



Fonte: Jornal Da Orla

Leia mais

PUBLICIDADE