Mais de dois anos depois da acusação de que Bad Bunny não teria creditado um artista do afrobeats em sua música “Enséñame a Bailar”, um processo foi finalmente aberto sobre a situação.
Em fevereiro de 2023, Mr. Eazi, fundador da gravadora emPawa Africa, ameaçou Bad Bunny com uma ação legal por violação de direitos autorais, afirmando que a estrela do reggaeton sampleou “Empty My Pocket”, de Joeboy, um artista da gravadora de Eazi, sem permissão.
Durante nove meses após o lançamento do disco vencedor do Grammy, Un Verano Sin Ti, Mr. Eazi insistiu numa atribuição adequada dos créditos, sem sucesso, antes de tornar sua demanda pública.
A equipe da emPawa África vem tentando resolver essa questão amigavelmente desde maio do ano passado com nossas equipes jurídicas”, disse Mr. Eazi em um comunicado. “Mas a intenção da Rimas Music [gravadora de Bad Bunny] é claramente se apropriar descaradamente do trabalho de jovens criadores africanos para seu próprio benefício, sem dar os devidos créditos.”
No dia 2 de maio, mais de dois anos após Mr. Eazi tornar a briga pública, o produtor de “Empty My Pocket”, Dera, entrou com uma ação judicial contra Bad Bunny, alegando que a equipe do cantor continuamente “obstruiu” as tentativas de dar o devido crédito a Joeboy e Dera, de acordo com a Billboard.
“Não é muito comum que um artista musical do calibre e sofisticação de Bad Bunny use a música de outra pessoa sem permissão e ignore os esforços da pessoa para resolver o problema”, disse o advogado de Dera, Robert A. Jacobs. “Tal resposta é especialmente surpreendente quando o uso não autorizado permeia toda a obra do artista musical. Infelizmente, essas são as circunstâncias aqui.”
A equipe de Bad Bunny argumentou que a amostra foi obtida com a permissão da Lakizo Entertainment, que em algum momento atuou como distribuidora da música. A batalha prolongada entre Lakizo e emPawa foi relatada pelo OkayPlayer, com a música desaparecendo dos serviços de streaming em virtude da disputa judicial. Independentemente do acordo, o processo de Dera alega que a Lakizo não tinha o direito de liberar a amostra de “Empty My Pocket”.
“Apesar da cooperação dos autores da denúncia, os réus criaram obstruções após receberem as informações solicitadas, deixando claro que o caso somente seria solucionado por meio dos tribunais”, escreveram os advogados de Dera.
Artigo publicado em 9 de maio de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.
+++LEIA MAIS: Bad Bunny anuncia nova data em São Paulo em 2026; veja preços dos ingressos
+++LEIA MAIS: As 10 músicas mais populares de Bad Bunny no Deezer em 2025
Fonte: rollingstone.com.br