Um avião da companhia aérea colombiana Satena, com 13 passageiros e dois tripulantes a bordo, desapareceu nesta quarta-feira (28) enquanto sobrevoava Cúcuta e Ocaña, no departamento de Norte de Santander (nordeste), informaram fontes oficiais.
A aeronave decolou do Aeroporto Camilo Daza, em Cúcuta, capital de Norte de Santander, com destino a Ocaña, mas não chegou no horário previsto ao Aeroporto de Águas Claras, o segundo maior do departamento.
Segundo a Satena, “o voo NSE8849, que fazia a rota Cúcuta-Ocaña, decolou por volta das 11h42 [13h42 de Brasília] e tinha previsão de pouso por volta das 12h05. O último contato com o controle de tráfego aéreo foi às 11h54”.
Fontes do Partido de la U, de centro-direita, confirmaram ao jornal colombiano El Tiempo que o deputado Diógenes Quintero e o candidato à Câmara dos Deputados Carlos Salcedo, filiados à legenda, estavam entre os passageiros do avião desaparecido.
O partido informou que, além dos políticos, as equipes de imprensa de ambos também estavam a bordo.
O avião desaparecido é um Beechcraft de fabricação americana, matrícula HK4709, com capacidade para 19 passageiros, operado pela empresa Searca, segundo a Satena.
“A Direção de Investigação de Acidentes Aeronáuticos Civis (Aerocivil) informa que está reunindo informações sobre a perda de comunicação da aeronave HK4709, que fazia a rota Cúcuta-Ocaña com 13 passageiros e dois tripulantes”, declarou a ministra dos Transportes, María Fernanda Rojas, em sua conta nas redes sociais.
A ministra acrescentou que “os protocolos correspondentes foram acionados” para auxiliar as autoridades aeronáuticas.
O voo entre Cúcuta e Ocaña tem duração aproximada de 25 minutos e, de acordo com a plataforma de rastreamento de voos Flightradar, a aeronave perdeu contato enquanto sobrevoava uma área montanhosa entre as cidades de Ábrego e La Playa, em Norte de Santander.
Fontes do Partido de la U disseram que o avião provavelmente caiu, embora as autoridades não tenham confirmado esta informação, e acrescentaram que militares estariam a caminho para realizar uma operação de resgate.
Fonte: Revista Oeste


