PUBLICIDADE

Após investimentos, número de inscritos para concurso da Guarda Municipal de São Vicente


Segurança pública se faz com planejamento, qualificação e valorização profissional. No quesito desenvolvimento, em âmbito municipal, São Vicente, em apenas quatro anos, saltou em décadas no setor, saindo de um cenário de defasagem e equipamentos sucateados, para um horizonte com profissionais valorizados e investimento em inteligência e estrutura. Tais esforços podem ser refletidos nos números: no próximo domingo (22), a Cidade realiza um concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM), tendo obtido mais de 3 mil inscrições; no processo anterior, em 2023, foram cerca de mil. Ou seja, a adesão cresceu mais de 200%.

 

O aumento na manifestação de interesse atrela-se às diversas iniciativas adotadas pela gestão buscando oferecer melhores condições de trabalho aos agentes de segurança pública, fundamentais em prol do bem-estar e integridade do cidadão. Traçando comparativo com um concurso realizado em 2019, houve aumento de quase 70% na remuneração, somando todos os benefícios. Além disso, a gestão criou outras diversas bonificações, como por exemplo o Regime Especial de Trabalho (RET) com gratificação de 30% a 50% do salário-base – a depender da complexidade e periculosidade das funções atribuídas – plano de carreira para a Guarda, entre outros.

 

Paralelamente, São Vicente tem investido arduamente em estrutura para a corporação com entregas inéditas como o Centro de Controle Operacional (CCO) , monitoramento 24h, viaturas adaptadas ao uso policial, radicocomunicadores, coletes balísticos e armamento para porte institucional. Também compõem o pacote a aquisição de uma nova base próxima ao centro comercial e a futura construção de uma sede junto à Polícia Militar (PM), na Praia do Itararé.

 

Relembrando as dificuldades encontradas em sua trajetória como guarda municipal, o comandante da GCM-SV, Rubens Goes, celebra os avanços promovidos pela administração nesses quatro anos. “Essa gestão reconhece a importância do investimento na segurança pública e na valorização do agente. Por muito tempo não tivemos o básico. Tínhamos que atender as ocorrências com o próprio celular, não tínhamos coletes, a estrutura era precária. Hoje nossa guarda é reconhecida. Isso é fundamental para que possamos defender a honra e integridade do cidadão com dignidade”.

 

“Triplicamos o número de inscrições para o concurso da Guarda. Segurança pública se faz investindo e valorizando o profissional. Escutamos as reivindicações da categoria, estudamos as possibilidades e melhoramos as condições de cada Guarda Municipal. Ainda tem muita coisa para ser feita, mas é impossível não reconhecer o que já melhoramos. Colocamos a segurança pública no século 21”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.





Fonte: BS9

Leia mais

PUBLICIDADE