Sem muito alarde, a AMD lançou nos últimos dias os novos processadores Ryzen 8000HX, de codinome Dragon Range Refresh. Como a nomenclatura aponta, esses modelos são atualizações dos Ryzen 7000HX lançados há alguns anos, e trazem uma atualização ao portfólio da empresa com a arquitetura Zen 4.
O novo lançamento da AMD contempla quatro produtos inéditos, no qual o mais poderoso é o Ryzen 9 8945HX, com 16 núcleos e 32 threads em Zen 4. O modelo opera com frequência máxima de 5,4 GHz, com somente dois núcleos na placa gráfica integrada e um consumo energético máximo de 55W. Esse modelo é bem parecido com seu irmão menor, o Ryzen 9 8940HX, que diminui somente o clock para 5,3 GHz.
As coisas só mudam realmente no Ryzen 7 8840HX, que trabalha com 12 núcleos, 24 threads, frequência máxima de 5,1 GHz e consumo energético de 54W. As especificações são parecidas com as do Ryzen 7 8745HX, de somente oito núcleos e 16 threads.
Melhorias pontuais nas CPUs
O lançamento não é bem um super anúncio da AMD, já que se trata de uma atualização, um refresh da linha Dragon Range. A manutenção da arquitetura faz com que os novos modelos tenham apenas melhorias na frequência e ajustes mais pontuais no consumo de energia aproximado.
Vale notar que todas as CPUs listadas têm uma placa de vídeo integrada bem básica. O motivo é que notebooks integrados com esses processadores quase sempre tem uma GPU dedicada para os gamers e profissionais, portanto não há necessidade de uma unidade embutida tão poderosa assim.
Uma das novidades desse line-up é a compatibilidade com memórias RAM DDR5 e a conexão PCIe Gen 5.0 mais rápida. Notebooks com os processadores Ryzen 8000HX devem estar disponíveis no mercado internacional já nas próximas semanas.
Para mais informações sobre os próximos lançamentos da AMD, basta ficar ligado no site do TecMundo. Aliás, a empresa lançou recentemente os Ryzen 9000 com tecnologia 3D V-Cache para mais desempenho em notebooks.
Fonte: TecMundo