A Amazon enviou uma proposta à Casa Branca para adquirir o aplicativo TikTok de seus proprietários chineses, segundo uma fonte familiarizada com o assunto que conversou com a agência de notícias Bloomberg.
A oferta foi formalizada em uma carta ao vice-presidente J.D. Vance, que lidera as negociações para viabilizar a venda da plataforma nos EUA antes do prazo final, e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Contudo, de acordo com essa fonte, a administração não está considerando seriamente a proposta, conforme relatado pelo jornal norte-americano New York Times. A Amazon não quis comentar o assunto.

Mesmo que a oferta atual não tenha sucesso, o interesse da Amazon pode provocar outros compradores a oferecerem mais pelo aplicativo. Além disso, participar das negociações pode dar à empresa norte-americana visibilidade sobre o desempenho financeiro do TikTok, especialmente sua TikTok Shop, que compete diretamente com o varejo online da Amazon.
O presidente Donald Trump se reuniu nesta quarta-feira, 2, com Vance e outros integrantes do alto escalão para avaliar propostas para alienar as operações do TikTok nos EUA de sua controladora chinesa, ByteDance. O governo também considera um plano que envolve as empresas Oracle, a Blackstone e outros investidores em uma joint venture, segundo a Bloomberg.
TikTok pode ser banido dos EUA
Trump colocou o prazo até este sábado, 5, para que a ByteDance encontre um comprador, sob pena de o aplicativo ser banido nos EUA. O presidente, no entanto, tem sinalizado a possibilidade de prorrogação da data.


Um grupo bipartidário de legisladores dos EUA aprovou a lei, assinada pelo ex-presidente Joe Biden, no ano passado, para abordar preocupações de que o governo chinês poderia coletar dados confidenciais sobre cidadãos norte-americanos através do TikTok.
O prazo inicial era 19 de janeiro, mas já foi estendido uma vez. Mesmo que a proposta seja aceita, ainda precisaria da aprovação da ByteDance e do governo chinês, cuja participação nas negociações segue incerta.
Outro interessado no TikTok, o bilionário Frank McCourt, afirma que sua oferta ainda está em discussão, mas vê poucas chances de um acordo antes do prazo final. “Pessoalmente, acho que isso é altamente improvável”, disse McCourt, em entrevista ao canal de televisão da Bloomberg.
Fonte: Revista oeste