Bryan Adams não é de papas na língua quando se trata de sua obra. O veterano roqueiro canadense já viu “Summer of ’69” ser massacrada, remixada e reinterpretada de todas as formas possíveis ao longo das últimas quatro décadas. Mas numa entrevista recente à Guitar World, ele foi categórico:
A única pessoa que fez uma versão de ‘Summer of ’69’ e fez juz à música foi Taylor Swift.
A declaração ganha ainda mais peso quando você lembra que estamos falando do cara que criou um dos hinos de rock mais tocados da história. Adams não é exatamente conhecido por distribuir elogios à rodo.
O Show que Mudou Tudo
A parceria aconteceu em agosto de 2018, durante a Reputation Tour de Swift em Toronto. O veterano ficou com a harmonia, Swift assumiu o vocal principal, e o resultado você mesmo pode conferir abaixo:
O mais impressionante? Eles tiveram apenas 1 ensaio. “Então ela conhece essa música muito bem”, comentou Adams, claramente impressionado com o preparo da popstar.
O Segredo Que Poucos Percebem
Adams aproveitou para revelar um dos “segredos” por trás do sucesso de “Summer of ’69”: a harmonia. “Essa harmonia é uma das coisas principais que a maioria das pessoas não percebe quando escuta a música; elas não percebem o quão importante ela é”, explicou o canadense.
Foi exatamente isso que Swift conseguiu captar e executar perfeitamente. Enquanto a maioria dos covers foca apenas na melodia principal, ela entendeu as nuances que fazem a diferença entre uma boa versão e uma que “faz justiça” à original.
O Guitarrista Subestimado
Embora seja mais conhecido pelos vocais potentes e composições marcantes, Adams se considera um guitarrista com apelo amplo, mesmo não sendo um virtuose técnico. “Eu não mudaria nada”, disse ele sobre seus clássicos, incluindo “Summer of ’69” e “Cuts Like a Knife”.
A filosofia é simples: “É até onde eu consegui levar. E você sabe, tem tido todo tipo de gente que pegou as músicas e remixou, rearranjou, regravou, e fez suas versões, mas muito raramente alguém superou o original”.
+++ LEIA MAIS: Como um “iceberg de gordura” fez Bryan Adams cancelar show de última hora
+++ LEIA MAIS: A simplicidade do sucesso na música, explicada por Bryan Adams
Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
Fonte: rollingstone.com.br