PUBLICIDADE

A surpreendente reação de uma professora de canto britânica ao Roupa Nova


A professora de canto britânica Beth Roars reagiu a uma apresentação da banda brasileira Roupa Nova em seu canal no YouTube. E a reação dela ao que escutou foi impressionante.

Com mais de 1 milhão de inscritos em sua página, a coach vocal avaliou (via TMDQA) uma exibição ao vivo de “Sapato Velho”. A canção de 1981 está entre os maiores sucessos do grupo que completa 44 anos de carreira em 2025.

Beth Roars se derreteu completamente pelo Roupa Nova e não poupou elogios à banda brasileira. Ela também disse que a apresentação “lembra um pouco Queen e Beatles” após dar explicações técnicas sobre a canção. Conforme transcrição da Rolling Stone Brasil, declarou:

“Parece o melhor trabalho em equipe que eu já ouvi.”

A coach vocal disse que é possível perceber só pela audição da música características relevantes do Roupa Nova, como a sinergia da banda com o público e o fato de serem músicos que tocam juntos há bastante tempo.

Ao anunciar que vai reagir ao Roupa Nova, disse que “há uma banda brasileira que as pessoas dizem que define o conceito de saudade”. “Vamos descobrir por que esta música se parece com um lar”, emendou.

Análise do Roupa Nova

Beth Roars, após as primeiras harmonias, classificou-as como “distintas e bonitas”, além de uma “mistura de especialistas”. A coach vocal, então, seguiu com as explicações técnicas.

“Parece não haver uma linha melódica distinta para mim, é como se tordas as harmonias fossem iguais. É raro ouvir isso em uma música hoje em dia. Uma mistura maravilhosa, ninguém é muito alto, ninguém é muito baixo, são tão equilibrados. Tudo está no mesmo tempo, os crescendos, os diminuendos, todas as dinâmicas estão tão juntas. Deve ter exigido muita prática. O tom é perfeito. Se uma pessoa estiver desafinada nisso, você realmente ouvirá, especialmente porque parece tão brilhante, quente e nostálgico. Você não quer que nada pareça um pouco chocante.”

Em seguida, Roars percebeu uma característica que, para ela, é algo “superbrasileiro”. “É tão sincopado às vezes, mas é realmente suave e caseiro e isso parece uma metáfora em si”, descreveu.

Na sequência, ressaltou uma novidade:

“Estão aumentando o tom um pouco e todo mundo está aumentando ao mesmo tempo. É muito difícil, é muito trabalho em equipe. Posso dizer que esses caras trabalham juntos há muito tempo.”

Trabalho em equipe

À medida que a apresentação avança, há um momento em que a plateia canta o refrão junto com a banda. Beth se derrete mais uma vez.

“O público está cantando junto, é tão lindo. Parece o melhor trabalho em equipe que eu já ouvi. Cada pessoa é igualmente importante. A banda é um todo, isso faz todo o sentido para essa música sobre amizade, união, amor e encaixe um no outro como um sapato velho.”

Ela acrescentou:

“É tão lindo ouvir uma plateia cantando junto. Deve ter sido um momento tão especial.”

No encerramento da música, há uma capela do baterista Serginho Herval. Beth elogiou:

“Esse momento parece muito mais sincero. Aquele vocal suave no final parece não lindo.”

Beth Roars

Em seu canal no YouTube, a professora britânica já reagiu a outras apresentações brasileiras, como de Almir Sater, Milton Nascimento, Alcione, Chico Buarque, Sepultura e até ao grupo Menos é Mais.

+++ LEIA MAIS: Soraya Thronicke é vaiada em show do Roupa Nova e banda se posiciona
+++ LEIA MAIS: Navio Roupa Nova 2026 anuncia suas primeiras atrações
+++ LEIA MAIS: Roupa Nova: 5 músicas que estarão para sempre nos corações dos brasileiros



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE