PUBLICIDADE

A resposta do prefeito do Rio a questionamento sobre público da Lady Gaga


Realizado no último dia 3 de maio, o show de Lady Gaga na praia de Copacabana ainda tem rendido discussões. No início da semana, a BBC publicou uma reportagem contestando os números oficiais de público.

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que 2,1 milhões de pessoas compareceram ao evento. Já o veículo de comunicação britânico, a partir da estimativa de um especialista em densidade de público, apontou que somente um número próximo de 660 mil pessoas poderia estar na área destinada para a apresentação.

Diante disso, o prefeito do Rio resolveu se manifestar. Por meio da rede social X (antigo Twitter), Eduardo Paes reagiu em tom bem-humorado ao refutar o argumento apresentado pelo especialista. Inicialmente, declarou:

“Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!”

Lady Gaga em 2025 – Foto: Kevin Mazur / Getty Images para Coachella

Citando outro veículo de comunicação que contestou as estimativas, Paes complementou:

“A BBC provavelmente tem alguma ligação com o jornal brasileiro Folha de São Paulo. Meu Deus. Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da praia de Copacabana. Pior que isso, eles acham que nós, brasileiros, ficamos longe uns dos outros como os britânicos. Nós, cariocas, ficamos muito próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados na Grã-Bretanha. Somos tropicais e mais quentes. Vou convidá-los para passar um tempo no Rio e eles provavelmente ficarão de melhor humor.”

A argumentação da BBC

A BBC consultou um especialista em densidade de público. Com base na extensão total de Copacabana e em imagens aéreas do show, o profissional afirmou que é praticamente impossível o número inicial ser real.

A reportagem, conduzida por Richard Irvine-Brown e Jessica Cruz, diz que:

“As autoridades do Rio comemoraram o comparecimento de 2,1 milhões de pessoas como um triunfo. No entanto, uma análise cuidadosa da equipe da BBC Verify e de um especialista em densidade de público revela que é altamente improvável que as alegações sejam precisas.”

Lady Gaga ao vivo em 2025
Lady Gaga ao vivo em 2025 – Foto: Kevin Mazur / WireImage for Live Nation

Segundo os cálculos do especialista ouvido pela BBC, seria necessário utilizar a faixa de areia de Copacabana inteira para comportar o público estimado pela Prefeitura do Rio:

“Para 2 milhões de pessoas, você precisaria de toda a extensão da praia de Copacabana, que tem cerca de 610 mil metros quadrados.”

Ainda de acordo com a BBC, a Prefeitura do Rio foi procurada pela reportagem e reforçou o número de 2,1 milhões de pessoas, mas sem explicar como chegou a ele.

O que diz o prefeito do Rio de Janeiro

No dia seguinte ao show de Lady Gaga (via CBN), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, postou no X (antigo Twitter) uma brincadeira citando uma suposta fórmula matemática para se chegar aos 2,1 milhões de pessoas.

Ele já havia feito o mesmo em 2024, quando foi contestado a respeito do público total do show de Madonna em Copacabana. Na época, a estimativa foi de 1,6 milhões de pessoas.

Outros números

Em relação à apresentação de Lady Gaga, veículos internacionais como Variety e Hollywood Reporter (via CBN) chegaram a estimar um público ainda maior, de 2,5 milhões de fãs em Copacabana.

Assim como a Prefeitura do Rio, a empresa Bonus Track, produtora do evento, divulgou 2,1 milhões como sendo o público oficial.

+++ LEIA MAIS: FBI investiga caso de golpista que se passou por Lady Gaga para comprar pintura
+++ LEIA MAIS: O problema que estragou o show de Lady Gaga no Rio para muitos, segundo jornal
+++ LEIA MAIS: Os 10 maiores públicos de shows da história da música
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE