PUBLICIDADE

A real opinião de Buckethead sobre Slash, a quem substituiu no Guns N’ Roses


De diferentes formas, Slash e Buckethead fizeram história no Guns N’ Roses. O primeiro citado, obviamente, é mais ligado à banda, pois está lá desde o ano de fundação, 1985, e gravou os álbuns mais célebres. Já o segundo ficou justamente com a difícil missão de substitui-lo entre os anos de 2000 e 2004.

Para além do uso de guitarras Les Paul, acessórios na cabeça (Slash com cartola e Buckethead com um balde de frango da franquia KFC) e cabelos longos, há pouquíssimas semelhanças entre os dois. Um deles tem seu estilo fortemente fundamentado no blues e no rock clássico, enquanto o outro se notabilizou pela técnica apurada e experimentos com diferentes gêneros.

Não quer dizer, contudo, que eles não se admirem. Em seu perfil no Instagram, Slash compartilhou um vídeo de Buckethead junto de uma legenda escrita por outra pessoa. Seu substituto no Guns ficou tão surpreso que escreveu um texto para agradecê-lo.

A legenda divulgada por Slash define o trabalho de guitarra de Buckethead como “de outro nível” e deixa até mesmo um aviso: “apoie Buckethead sempre que puder”. Não foi redigido pelo atual/clássico integrante do Guns, mas a republicação soa como um endosso.

Contente com o gesto, Buckethead teve um texto sobre Slash publicado no Facebook. Conforme tradução do site Igor Miranda, ele disse, inicialmente:

“Fiquei realmente tocado em ver que isso estava na página de Slash. Obviamente, Bernie, Les e Brain [os demais músicos do vídeo] estão envolvidos e eu sou apenas um pequeno fragmento nisso. Essas são algumas das pessoas mais divertidas que existem. Só queria dizer que Slash é um dos grandes de todos os tempos, como todo mundo sabe. Ele esteve envolvido em composições e seu jeito de tocar transcende décadas e alcançar uma quantidade tão grande de pessoas tocando guitarra de forma tão incrível é uma coisa muito rara.”

Em seguida, ele refletiu:

“Na época em que eu estive envolvido em tentar tocar suas partes, nunca pude capturar a essência de Slash. Muito de quem ele é aparece em sua forma de tocar. Sempre ficarei impressionado com o quão ótimo ele é.”

Buckethead, guitarrista e ex-membro do Guns N’ Roses, em 2016 (Foto: Tim Mosenfelder / Getty Images)

Slash sobre Buckethead

Em entrevista de 2018 à Guitar World, Slash teceu uma série de elogios não apenas a Buckethead, como aos demais guitarristas envolvidos com o álbum Chinese Democracy (2008), o único do Guns N’ Roses sem sua participação. O comentário foi feito porque músicas desse disco aparecem frequentemente no repertório desde o retorno do próprio músico à banda, em 2016.

“É muito legal, mas foi tocado por guitarristas que são muito diferentes de mim em termos de estilo. Eu meio que adaptei para o meu jeito, mas sem perder a integridade dessas músicas. Quero dar crédito a quem o merece: os guitarristas que tocaram em Chinese Democracy, sendo Buckethead um dos principais – eles são guitarristas incríveis. Preciso cumprimentá-los, porque aquele material é bom. Muito diferente do que faço.”

Slash, guitarrista do Guns N' Roses, em 2023 (Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Power Trip)
Slash, guitarrista do Guns N’ Roses, em 2023 (Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Power Trip)

Shows do Guns N’ Roses no Brasil

Como noticiado, o Guns N’ Roses retorna ao Brasil em outubro. O grupo, hoje um septeto, passará por cinco cidades com sua nova turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things” (“Porque o que você quer e o que você terá são duas coisas completamente diferentes”).

Estão confirmados shows em Florianópolis (21/10, na Arena Opus), São Paulo (25/10, no Allianz Parque), Curitiba (28/10, na Pedreira Paulo Leminski), Cuiabá (31/10, na Arena Pantanal) e Brasília (02/11, na Arena BRB Mané Garrincha). A quarta cidade, capital do Mato Grosso, os recebe pela primeira vez.

Para todas as datas, o Raimundos será a atração de abertura. Formado hoje por Digão (voz e guitarra), Marquim (guitarra), Caio Cunha (bateria) e Jean Moura (baixo), o grupo lançou em maio seu nono álbum de estúdio, XXX.

O Guns N’ Roses não vem ao Brasil desde 2022, quando tocou no festival Rock in Rio e realizou uma longa turnê solo. A nova visita será a primeira com o baterista Isaac Carpenter (ex-integrante do Awolnation, Loaded, Loudermilk e outros projetos), substituto de Frank Ferrer, que saiu após 19 anos de serviços prestados.

Após passar o ano de 2024 fora dos palcos, o Guns N’ Roses retornou recentemente com uma turnê pela Ásia, Oriente Médio e Europa.

Além de Isaac Carpenter, o Guns conta hoje com Axl Rose (voz), Slash (guitarra), Richard Fortus (guitarra), Duff McKagan (baixo), Dizzy Reed (teclados) e Melissa Reese (teclados e sintetizadores).

Rolling Stone Brasil: Avenged Sevenfold na capa

A nova edição da Rolling Stone Brasil traz uma entrevista exclusiva com os 5 integrantes do Avenged Sevenfold, às vésperas de seus maiores shows solo no Brasil. Também há um bate-papo com Planet Hemp, um especial Bruce Springsteen, homenagem a Ozzy Osbourne e muito mais. Compre pelo site da Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: O guitarrista que Axl Rose sempre quis no Guns N’ Roses junto a Slash
+++ LEIA MAIS: As músicas de Slash que Axl Rose se recusou a gravar no Guns N’ Roses
+++ LEIA MAIS: As melhores bandas de todos os tempos para Axl Rose
+++ LEIA MAIS: A música do Guns N’ Roses que complicava Axl Rose nos shows
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram


Igor Miranda (@igormirandasite)
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE