PUBLICIDADE

A opinião de Joey Tempest (Europe) sobre Scorpions, Judas Priest e Opeth


Depois de ter se apresentado em Fortaleza em 2022, o Europeretorna ao Brasil para dois shows. No dia 19 de abril, a banda sobe ao palco como uma das atrações do Monsters of Rock, no Allianz Parque, em São Paulo. Três dias antes, eles tocam no Arena of Rock, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Há ingressos à venda nos sites Eventim (SP) e Bilheteria Digital (Brasília).

Além dos suecos, Scorpions, Judas Priest, Savatage, Queensrÿche, Opeth e Stratovarius completam o lineup do festival na capital paulista. Os dois primeiros ainda os acompanham em Brasília. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o vocalista Joey Tempest explicou suas ligações com algumas dessas bandas.

Sobre os alemães do Scorpions, ele afirma:

“Nos encontramos muitas vezes na estrada, nos conhecemos um pouco. Vimos o Scorpions pela primeira vez quando éramos muito jovens, em 1980. Def Leppard foi a banda de abertura, acho que foi a primeira turnê deles. Foi incrível. Já ouvíamos Scorpions ainda antes, na época de Uli Jon Roth [guitarrista]. Crescemos com eles.”

A respeito do Priest, uma das maiores instituições do heavy metal ainda em atividade, Tempest se empolga — mesmo que o Europe seja mais conhecido pelas melodias fortes do que pelo som pesado. Ele disse:

“Também éramos fãs deles desde cedo. São muito enérgicos, havia muito poder e fortes melodias. Amamos um pouco de melodia, solos de guitarra melódicos, junto do peso. Eles tinham isso. Nunca fizemos turnê com eles, apenas os encontramos ocasionalmente, mas será legal dividir o palco com eles.”

Curiosamente, a ligação mais próxima se dá com o Opeth. Joey praticamente não faz participação em músicas e álbuns de banda alguma, porém, aceitou contribuir com uma das faixas de The Last Will and Testament, novo disco do grupo também sueco, notório por sua mescla de rock/metal progressivo e, em alguns momentos, death metal.

“Somos grandes amigos de todos do Opeth. Acabei de ir vê-los no Roundhouse, em Londres. Show incrível. Provavelmente conhecemos as outras bandas do lineup na estrada, mas o Opeth é a banda que conhecemos melhor. Fiz uma participação meio improvisada na música ‘§2’. Foi uma honra. Mikael [Åkerfeldt, vocalista e guitarrista] e eu somos grandes amigos há alguns anos, mas ainda assim fiquei chocado quando ele me pediu para cantar no álbum deles. Foi um privilégio.”

Europe em 2024 (E-D): John Norum, Mic Micaeli, Joey Tempest, Ian Haugland e John Levén – Foto: Iwi Onodera / Getty Images

Faz quase uma década que o Europe não lança um novo álbum. Walk the Earth, o mais recente, saiu em 2017. Mas de acordo com Joey Tempest, a espera está prestes a acabar: o vocalista destaca que a pandemia atrapalhou os planos, mas há material inédito sendo trabalhado por ele e pelos colegas, John Norum (guitarra), John Levén (baixo), Mic Michaeli (teclado) e Ian Haugland (bateria).

+++ LEIA MAIS: Mikkey Dee tocará com Scorpions no Brasil? Klaus Meine comenta
+++ LEIA MAIS: Scorpions fala à RS sobre shows no Brasil, Judas Priest, Mikkey Dee e cinebiografia
+++ LEIA MAIS: Jon Oliva celebra reunião do Savatage e explica ausência [ENTREVISTA]



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE