PUBLICIDADE

A música do Guns N’ Roses que complicava Axl Rose nos shows


Ao longo de sua curta trajetória discográfica, o Guns N’ Roses realizou uma série de experimentos. Em situações distintas, a banda americana fugiu do hard rock que a tornou famosa, seja com longas baladas conduzidas no piano ou violão, canções influenciadas pelo industrial — em praticamente todo o álbum Chinese Democracy (2008) —, entre outras possibilidades.

Todavia, nada se compara ao que foi feito em “Coma”. A faixa presente no álbum Use Your Illusion I (1991) consta com ares progressivos e apresenta mais de 10 minutos de duração, sendo a mais extensa do catálogo do Guns.

Como consequência, recebeu poucas execuções em shows durante o período de auge da banda, no início da década de 1990. Entre 1991 e 1993, foi tocada apenas cinco vezes. Ganhou espaço nos repertórios apenas depois dos retornos do guitarrista Slash e do baixista Duff McKagan, em 2016 — aí sim, com mais de 200 presenças catalogadas em setlist, de acordo com a base de dados do Setlist.fm.

E havia motivos para “Coma” não aparecer nas apresentações antigamente. Em entrevista de 2007 ao jornalista Dean Goodman (via Far Out Magazine), Slash contou que a longa composição geralmente complicava a vida do vocalista Axl Rose no palco.

“Tocamos ‘Coma’ no começo da turnê Use Your Illusion. Provavelmente tocamos umas seis vezes no total. É uma música muito longa e complexa. Mais do que tudo, foi um pouco desafiadora em termos vocais, porque havia muitas gravações vocais sobrepostas. Ali praticamente não há ar, espaço para respirar. Acho que foi um pouco difícil para o Axl segurar essa música todas as noites.”

Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, em 1989 – Foto: Paul Natkin / Getty Images

Tanto Rose quanto Slash criaram a música em períodos onde lidavam com o abuso de substâncias. O guitarrista concebeu o instrumental durante um “delírio de heroína”, enquanto o cantor desenvolveu a letra após ter sofrido uma overdose de medicamentos. E levou um tempo para superar um bloqueio criativo.

Em seu livro de memórias também de 2007 (via site Igor Miranda), o músico da cartola afirmou:

“Axl adorou, mas, no início, essa era a única música para a qual ele não conseguia criar uma letra. Ele tinha muito orgulho de seu talento para compor letras, então estava bastante frustrado com isso. Até que uma noite, meses depois, as palavras surgiram para ele.”

Axl Rose sobre “Coma”

Em declaração recuperada pelo site Far Out Magazine, Axl Rose relembrou o processo de escrita de “Coma”:

“Tentei compor essa música por um ano e não consegui. Fui compor no estúdio e desmaiei. Acordei duas horas depois, sentei e escrevi todo o final da música, veio tudo da minha cabeça. Acho que a parte final de ‘Coma’ é uma das melhores coisas que já compus.”

+++ LEIA MAIS: As músicas de Slash que Axl Rose se recusou a gravar no Guns N’ Roses
+++ LEIA MAIS: As melhores bandas de todos os tempos para Axl Rose
+++ LEIA MAIS: A loucura que era tocar no Guns N’ Roses nos anos 90, segundo Matt Sorum
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE