A estreia da série documental A Mulher da Casa Abandonada, novidade baseada no podcast criado por Chico Felitti, trouxe revelações sobre o caso, inclusive o fato de que o caso ajudou a alterar uma lei antitráfico nos Estados Unidos.
A condenação de Renê Bonetti por crimes ligados à imigração ilegal, e não por trabalho forçado, expôs graves falhas na legislação norte-americana no final dos anos 1990. Apesar de a vítima, Hilda Rosa dos Santos, ter sido mantida em condições análogas à escravidão por um longo período, Bonetti recebeu uma pena de apenas seis anos e meio de prisão — um tempo considerado desproporcional diante do sofrimento imposto.
O caso ocorreu justamente quando autoridades federais estavam estruturando a chamada National Worker Exploitation Task Force (Força-Tarefa Nacional contra Exploração de Trabalhadores). Ao tomarem conhecimento da situação em Gaithersburg, Maryland, legisladores e autoridades passaram a defender mudanças urgentes nas leis, que ainda se baseavam em estatutos da época da Guerra Civil.
Entre as principais demandas estava a tipificação de formas mais modernas de coerção, como a retenção de passaportes e a pressão psicológica, para que crimes de exploração não ficassem impunes por lacunas jurídicas.
O caso serviu como argumento decisivo no Congresso para a aprovação do Victims of Trafficking and Violence Protection Act (Lei de Proteção às Vítimas de Tráfico e Violência). Sancionada pelo então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, a lei classificou oficialmente o tráfico humano como uma forma moderna de escravidão e reforçou o compromisso do governo em combater essa violação de direitos humanos, tanto dentro do país quanto no exterior.
Qual é a história de A Mulher da Casa Abandonada?
No podcast, Chico Felitti apresentou a peculiar história de uma senhora vivendo em uma mansão em ruínas em um bairro nobre de São Paulo. Durante a investigação, o jornalista descobriu que a mulher e o ex-marido mantiveram ilegalmente uma brasileira como trabalhadora doméstica nos Estados Unidos, em situação análoga à escravidão.
Segundo o Prime Video, a série documental irá apresentar novos detalhes sobre o caso, incluindo depoimentos de testemunhas, que adicionam novas camadas à complexa história, e declarações inéditas do FBI sobre o crime. Assista ao trailer:
LEIA TAMBÉM:Série de ‘A Mulher da Casa Abandonada’ é história diferente dentro do mesmo caso, explica Chico Felitti
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Baby
- Anora
- Conclave
- Acompanhante Perfeita
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- Flow
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Mickey 17
- Vitória
- Branca de Neve
- Um Filme Minecraft
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes
- Lilo & Stitch
- Missão: Impossível – O Acerto Final
Fonte: rollingstone.com.br