PUBLICIDADE

A história por trás de “Noite Preta”: evento sobre Vange Leonel revela origem do hit


A trajetória musical da cantora e compositora Vange Leonel foi o tema da primeira roda de conversas do projeto #InvasãoVangeLeonel, realizada na noite desta terça-feira, 14. O evento reuniu seu primo, o músico Nando Reis, sua parceira de vida e composição, a poeta Cilmara Bedaque, e o jornalista Pedro Alexandre Sanches, em um mergulho que revelou desde a inspiração inusitada do hit “Noite Preta” até memórias afetivas da adolescência.

Nando Reis relembrou a profunda conexão com a prima, com quem nasceu no mesmo ano e formou sua primeira banda, Os Camarões. “Sou primo-irmão da Vange. (…) Éramos uma espécie de almas gêmeas”, revelou o músico. “Crescemos juntos, e a parte profissional das nossas vidas (…) é a continuidade natural de uma relação única, de interesses trançados dela e meus.”

O ponto alto da noite foi a revelação de Cilmara Bedaque sobre a verdadeira origem de “Noite Preta”, sucesso que se tornou tema da novela Vamp. Contrariando o imaginário popular, a canção não tem a ver com vampiros. “Eu tinha feito essa música com Vange em Copacabana, num hotel em frente para a praia, quando colocaram luz em Copacabana. É simplesmente isso, eu estava de frente para a praia de Copacabana, colocaram luz, cadê a noite preta?”, contou Cilmara entre risos.

O jornalista Pedro Alexandre Sanches contextualizou a importância do primeiro álbum solo de Vange (1991), produzido por Nando e Charles Gavin, como uma preparação para a sonoridade dançante dos anos 1990. A programação da #InvasãoVangeLeonel continua nesta quarta-feira (15), com foco na Vange escritora e dramaturga, e se encerra na quinta (16), abordando sua trajetória como ativista feminista e lésbica.

LEIA TAMBÉM: Festival de terror no Cinesystem Belas Artes Frei Caneca resgata grandes clássicos do gênero


Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE