42 anos de carreira. Mais de 130 milhões de discos vendidos. Cerca de 3 mil shows realizados em 50 países diferentes, normalmente em grandes arenas ou estádios. Seis álbuns e quatro singles no topo das paradas americanas. Reconhecimentos como um prêmio Grammy e entrada ao Rock and Roll Hall of Fame. Tais informações resumem a trajetória do Bon Jovi, uma das bandas mais bem-sucedidas da história.
Um “currículo” como este não deveria guardar chateações, correto? Mas não é o caso. Há uma situação, ocorrida na década passada, que ainda deixa o vocalista Jon Bon Jovi desapontado.
Trata-se da saída do guitarrista Richie Sambora, sacramentada em 2013 após 30 anos na formação. O músico alegou uma série de razões pessoais e até profissionais para justificar sua saída, ocorrida em meio a uma turnê pela América do Norte. Ele precisou ser substituído às pressas por Phil X, que já havia ocupado a vaga temporariamente em 2011.
Em entrevista ao podcast Dumb Blonde (via Music Radar), Jon declarou que o colega, seu principal parceiro de composição, deixou o grupo de um jeito não tão legal. Isso o deixa “de coração partido”.
Inicialmente, o cantor foi perguntado se a relação com o guitarrista melhorou nos últimos anos. A resposta não é das mais esclarecedoras:
“A melhor coisa que eu disse sobre ele ao longo de nossas vidas foi que você teria sorte de chamá-lo de amigo, e eu falo sério. Talentoso: além de guitarrista, talentoso como cantor, como colaborador, maravilhoso, braço direito, incrível. Não poderia pedir mais.”
Na sequência, Jon deu início ao desabafo. Mesmo após mais de uma década — e uma performance de reunião pontual no Rock and Roll Hall of Fame em 2018 —, o cantor ainda não digeriu a saída abrupta do guitarrista.
“Minha tristeza com ele é a forma como ele nos abandonou, agravada pelo fato de que levou anos para ele voltar à sala só para jantar comigo e com Tico (Torres, baterista) e David (Bryan, tecladista) para dizer: ‘me desculpem’. É lamentável. É de partir o coração.”
Jon, no fim das contas, compreende saída
Embora discorde do meio utilizado para a saída, Jon Bon Jovi compreende a razão que levou à decisão tomada por Richie Sambora. Em entrevistas posteriores, o guitarrista declarou que se sentia “reduzido” pelo vocalista, cujo sobrenome artístico batiza a banda.
“Se o que ele queria era ser apenas o Richie Sambora, não um membro do Bon Jovi, pois faça isso, sabe? Sempre incentivo todos os meus caras, porque minha atitude era: ‘tragam de volta as informações que vocês aprenderam lá fora, isso só vai nos ajudar’. Por algum motivo, ele saiu, e pronto. Mas eu não posso fazer acusações ou defesas de forma alguma. Não vale mais a pena. Depois de tantos anos, eu simplesmente… se você não consegue resolver ou se recompor, então não é culpa nossa, certo? Amo o cara, estou com o coração partido por ele ter nos abandonado.”
Por que Richie Sambora deixou o Bon Jovi
Em entrevista de 2018 à Rolling Stone EUA, Richie Sambora falou abertamente sobre as razões que o fizeram sair do Bon Jovi. Questões pessoais e profissionais interferiram na decisão. A principal estava relacionada ao cansaço de fazer longas turnês, que duravam mais de um ano. Isso o deixava afastado de sua família.
“Você chega em casa: as coisas mudaram. Divórcio, nascimento, morte. Altos e baixos da vida normal. Pequenas tragédias. Amor, alegria. Você perde todas essas coisas várias vezes. Como disse, não éramos uma banda que tirava muito tempo de férias. Minha filha (Ava) precisava de mim naquela época, meu pai estava morrendo de câncer, eu estava no meio de um divórcio e ainda havia arrebentado o meu ombro.”

No que diz respeito à parte profissional, Sambora disse querer ter mais protagonismo nos vocais – e ele só conseguiria isso fora da banda que leva o sobrenome do cantor.
“Precisava fazer algo diferente e, francamente, queria cantar! Queria ser um cantor principal. Em muitas bandas que estive antes, eu era o cantor principal e senti falta disso.”
Apesar das razões bem fundamentadas, Richie se arrepende do jeito que escolheu para deixar o grupo. No documentário Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story (2024), pediu desculpas publicamente:
“Não me arrependo de ter deixado a situação, mas me arrependo de como fiz isso, então quero me desculpar completamente agora mesmo com os fãs, especialmente, e também com os caras, porque meus pés e meu espírito simplesmente não me deixaram sair pela porta da frente.”
+++ LEIA MAIS: Como um DJ de rádio salvou a carreira de um quebrado Jon Bon Jovi
+++ LEIA MAIS: Como Jon Bon Jovi teve um hit antes mesmo de ter uma banda
+++ LEIA MAIS: A entusiasmada opinião de Jon Bon Jovi sobre Taylor Swift
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Fonte: rollingstone.com.br