Bruce Springsteen construiu uma carreira longeva. A partir do início da década de 1970, tornou-se um ícone do rock oriundo da classe trabalhadora dos Estados Unidos. Durante boa parte dessa trajetória, ele esteve acompanhado da E Street Band, sua famosa banda de apoio.
No entanto, a vida de Bruce antes de chegar ao estrelato aponta para uma curiosidade interessante: The Boss já tocou em um grupo de rock pesado, podendo ser classificado como heavy metal. Até abriu shows para nomes como Black Sabbath e Grand Funk Railroad.
Trata-se da Steel Mill, banda fundada em Nova Jersey em 1969 e que ficou na ativa apenas dois anos, até 1971. O grupo incluía outros futuros membros da E Street Band, como Steve Van Zandt, Vini Lopez e Danny Federici.
Em 2014, Bruce Sprigsteen contou à Rolling Stone EUA (via American Songwriter) sobre essa experiência e como era a sonoridade do Steel Mill:
“Tive uma carreira completamente diferente como guitarrista de heavy metal que nunca foi lançada em disco algum. Eu tinha uma banda de prog, basicamente. O Steel Mill era um clássico de heavy metal, prog rock, blues, meio que um quarteto do final dos anos 1960, início dos anos 1970. Fizemos muita música.”
Como citado por Bruce, o grupo não chegou a lançar material oficial. Porém, tocou muitas vezes ao vivo, e algumas dessas apresentações estão disponíveis na internet, ainda que sem a qualidade ideal.
“Eu nunca fechei a porta para nada disso. Nunca foi lançado em disco em lugar nenhum, mas há toneladas de música. Se você for ao YouTube, na verdade tem bastante coisa lá.”
Dois anos depois, em 2016, Bruce voltou a falar a respeito com a Rolling Stone e acrescentou:
“Eu aprendi bastante. Fui a lugares onde nunca tinha ido. Entrei em um ambiente musical mais amplo e aprendi que éramos muito bons, mas não tão bons quanto eu pensava. Tive que pensar no que fazer a respeito disso.”
Bruce Springsteen solo
Em 1973, Bruce Springsteen lançou Greetings from Asbury Park, N.J., álbum que marcou o início de sua carreira solo. Nos anos seguintes, ele emplacou obras-primas como Born to Run (1974), Darkness on the Edge of Town (1977) e The River (1980) e chegou ao auge comercial com Born in the U.S.A. (1984), seu trabalho mais popular.
+++ LEIA MAIS: Estreia, história e o que mais sabemos sobre a cinebiografia de Bruce Springsteen
+++ LEIA MAIS: Bruce Springsteen diz que novo filme retrata dias ‘dolorosos demais’
+++ LEIA MAIS: O integrante do Led Zeppelin que apoia Springsteen contra Trump
Fonte: rollingstone.com.br