O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias Imigrantes, registrou redução de 12% no número de acidentes durante o feriado de Carnaval deste ano, entre 0h de sexta-feira (13) e 0h de quarta-feira (18), na comparação com o mesmo período de 2025. Durante o período festivo, 408.648 veículos utilizaram as rodovias sob concessão.
Entre os tipos de sinistros, o maior índice foi de queda de moto, responsável por 34% das ocorrências, seguido por colisão traseira, que representou 29% dos registros. Diante desse cenário, a Ecovias Imigrantes intensifica campanhas educativas voltadas aos motociclistas e mantém, ao longo do ano, iniciativas como o simulador de acidente de moto, ferramenta utilizada em ações de conscientização.
Durante o feriado foram registrados 65 acidentes, ante 74 no ano anterior em todo o sistema. As ocorrências com feridos apresentaram queda de 22%, passando de 36 para 28 casos. O número de feridos também diminuiu, de 49 para 36, enquanto os óbitos permaneceram estáveis, com dois registros em cada período analisado.
No campo operacional também houve redução de 14% nos atendimentos aos usuários, totalizando 1.759 registros. Os acionamentos de ambulância somaram 94 casos (-1%), os atendimentos de socorro mecânico chegaram a 1.033 ocorrências (-17%) e as remoções por guincho totalizaram 632 registros (-11%).
“O comportamento seguro é determinante para a redução dos acidentes. Temos investido de forma permanente em ações educativas, como o simulador de acidente de moto, além de manter operação reforçada e monitoramento 24 horas. A queda nos principais indicadores demonstra a importância da combinação entre infraestrutura e conscientização dos motoristas”, destaca Douglas Albiero, coordenador de Tráfego do Sistema Anchieta-Imigrantes.
O maior volume de tráfego na descida da serra foi observado no sábado (14), das 12h às 13h, com 11.371 veículos em direção ao litoral. No retorno, o pico ocorreu na terça-feira (17), no mesmo horário, com 8.931 veículos seguindo para a capital.
Fonte: Jornal Da Orla


