PUBLICIDADE

Calor intenso e tempo seco no Carnaval em boa parte do país


Uma massa de ar quente deve se espalhar e atuar em grande parte do Brasil ao longo do feriadão de Carnaval, com temperaturas máximas acima de 30 °C e picos que podem chegar a 43 °C na Região Centro-Oeste. As informações são do Meteored, que aponta a manutenção do calor já observado no Sul e em áreas do Sudeste, com avanço do ar quente entre sábado (14) e terça-feira (17) para regiões de Mato Grosso, Tocantins e Bahia.

Segundo o Meteored, a porção central do país terá tempo mais firme e ensolarado durante o período, em razão da atuação de uma área de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens de chuva. Já o Sul do país seguirá com instabilidades, com chuvas irregulares e pancadas localmente fortes, especialmente entre as tardes e as noites, sem impedir a manutenção de temperaturas elevadas.

A previsão indica que, entre o fim de semana e o feriado oficial de Carnaval, grande parte do território nacional deve registrar máximas acima de 30 °C, com céu com sol e poucas nuvens e sensação de abafamento. As manhãs começam com temperaturas mais amenas no centro-sul, entre 22 °C e 26 °C, e abaixo de 22 °C em áreas elevadas do Sul, mas a elevação térmica ao longo do dia deve levar as máximas a patamares elevados durante as tardes no Centro-Oeste.

No sábado (14), os termômetros devem marcar entre 30 °C e 34 °C no oeste do Rio Grande do Sul, no norte do Paraná e de Minas Gerais, em grande parte de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de áreas da Bahia e do sul do Tocantins. No Centro-Oeste, as máximas devem ficar acima de 30 °C, com registros de 35 °C a 36 °C no sul de Mato Grosso e no norte e sudoeste de Mato Grosso do Sul.

No domingo (15), o calor tende a se intensificar nessas áreas, com exceção de Santa Catarina, do centro-sul do Paraná e do sul de Minas Gerais, onde as máximas não devem ultrapassar 29 °C. Em praticamente todo o território gaúcho, as temperaturas devem variar entre 30 °C e 35 °C, enquanto em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e no Tocantins as máximas ficam entre 30 °C e 33 °C, com registros de 36 °C a 37 °C no noroeste do Paraná e na sub-região de Presidente Prudente, em São Paulo, 38 °C em áreas da Bahia e até 40 °C a 41 °C no sul de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (16), as condições devem se manter, com ampliação do calor pelo centro-sul e intensificação no Centro-Oeste, onde os termômetros podem alcançar 42 °C a 43 °C na faixa oeste e no sudeste de Mato Grosso do Sul. O extremo sul de Mato Grosso deve registrar máximas em torno de 40 °C, enquanto áreas da Bahia, sudoeste paulista e noroeste e interior do Rio Grande do Sul podem chegar a 37 °C. Para a terça-feira (17), a previsão indica persistência do calor, com elevação das máximas no Rio Grande do Sul, onde os valores podem alcançar 40 °C no noroeste do estado.





Fonte: AGROLINK

Leia mais

PUBLICIDADE