PUBLICIDADE

Acordo amplia vendas agrícolas aos EUA



Bangladesh se compromete a abordar e prevenir barreiras às exportações



Bangladesh se compromete a abordar e prevenir barreiras às exportações – Foto: Pixabay

Bangladesh firmou um acordo comercial recíproco com os Estados Unidos que prevê a compra de cerca de US$ 3,5 bilhões em produtos agrícolas americanos, incluindo trigo, soja, algodão e milho. O entendimento foi assinado em 9 de fevereiro, em Washington, e é visto por entidades do setor como um avanço na ampliação do acesso ao mercado e na previsibilidade das exportações.

Pelo acordo, Bangladesh se compromete a abordar e prevenir barreiras às exportações agrícolas dos EUA, aceitando certificados emitidos por autoridades reguladoras americanas e reconhecendo medidas sanitárias e fitossanitárias, além de outras exigências aplicadas a alimentos e produtos agrícolas.

A US Wheat Associates informou que, em julho de 2025, ela assinou memorando de entendimento pelo qual Bangladesh se comprometeu a comprar 700 mil toneladas de trigo americano por ano durante cinco anos. Segundo a entidade, o país já se tornou o oitavo maior mercado de trigo dos EUA na safra 2025-26, com mais de 676 mil toneladas adquiridas até 29 de janeiro. A associação afirma que apoia essas compras com consultorias e projetos voltados à qualidade do produto.

De acordo com as informações, o US Grains & BioProducts Council avaliou que o acordo abre caminho para maior acesso ao mercado e geração de demanda imediata por milho e bioprodutos. Já o US Soybean Export Council destacou que Bangladesh é mercado-chave para a soja americana, com 1,13 milhão de toneladas registradas no ano comercial 2025/2026, além de cartas de intenção para a compra de US$ 1,25 bilhão em soja ao longo de um ano.

 





Fonte: AGROLINK

Leia mais

PUBLICIDADE