PUBLICIDADE

BR Mobilidade moderniza pagamento de ônibus intermunicipais e VLT


O Cartão BR Card tem novo visual e o aplicativo Quanto Tempo Falta, além de plataforma de informações para planejar a viagem, ganhou funções como o Quanto Tempo Falta Pay, que possibilita a criação de uma “carteira” virtual para pagamento da passagem via Pix e QR Code, com o celular diretamente na catraca. A recarga também pode ser feita pelo sistema Pix, nas máquinas, ou por WhatsApp. Nas 15 estações do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), no trecho Porto (Santos)-Barreiros (São Vicente), inicialmente, a tarifa poderá ser paga com cartão bancário (crédito ou débito), no bloqueio, em caráter experimental.

As novidades foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (11) pela BR Mobilidade e, conforme garantiu o diretor da empresa, Alceu Cremonesi, entraram em operação imediatamente. O Quanto Tempo Falta Pay, por exemplo, já estaria disponível para download. A reportagem tentou ´baixar` o aplicativo para se cadastrar, sem sucesso. O setor de Tecnologia da Informação (TI) da empresa confirmou que os aplicativos já estavam disponível na Google Play e que atrasos na atualização poderiam ocorrer em razão do tipo de aparelho, entre outras questões de conexão.

É importante destacar que os usuários que possuem cartões anteriores não precisam se preocupar com a troca imediata. “A substituição ocorrerá de forma natural, conforme o ciclo de validade e o uso. Nada do que existe hoje será removido. Estamos ampliando as formas de compra da passagem para facilitar a rotina do passageiro e fortalecer a integração do transporte na Baixada Santista. Essa iniciativa soma novas possibilidades, sem substituir o que já funciona, com mais autonomia e conveniência para quem usa o transporte todos os dias”, afirma Cremonese.

A BR Mobilidade opera os sistemas de transportes do VLT e dos ônibus intermunicipais na região (de Peruíbe a Bertioga), além de linhas atendidas pela Viação Piracicabana em Santos e Praia Grande, onde mantém convênios com as respectivas prefeituras. No caso do pagamento com QR Code, a tecnologia estará disponível inicialmente em cerca de 80% da frota, com previsão de ampliação para 100% até o final de fevereiro. As linhas seccionadas (com múltiplas tarifas) 910, 921, 905 e 955 não aceitarão o pagamento com QR Code, de acordo com a operadora. Nas redes municipais atendidas pela Piracicabana, a implantação seguirá o cronograma definido para cada município, com previsão de conclusão até o final de março.

NOVO APLICATIVO

De acordo com a BR Mobilidade, o Quanto Tempo Falta, lançado em fevereiro de 2020, registra quase 2 milhões de downloads e mais de 4 milhões de acessos por mês – cerca de 150 mil acessos por dia útil. Vale ressaltar que o Quanto Tempo Falta continua com suas funções para acompanhamento e planejamento das viagens, enquanto o Pay é voltado para o pagamento da passagem.

Com a reformulação e modernização, o aplicativo, além da informação sobre o tempo de passagem dos coletivos, permite ao usuário salvar as linhas e os pontos de embarque/desembarque mais utilizados, compartilhar a viagem com outra pessoa, visualizar o mapa para encontrar o ponto mais próximo e as linhas de ônibus que circulam na região. O número do Whats App para a recarga do BR Card é: (13) 3465-1155.



Fonte: Jornal Da Orla

Leia mais

PUBLICIDADE