A Prefeitura de Mongaguá recebeu, nesta terça-feira (03), a cúpula técnica do SP Águas (Governo do Estado de São Paulo) para alinhar um plano de ação voltado ao enfrentamento das inundações no município. A reunião, realizada no Gabinete da Prefeita, teve como foco a definição de medidas estruturais e ações de manutenção preventiva.
Além da prefeita Cristina Wiazowski, participaram representantes das secretarias municipais de Administração e Governo, Meio Ambiente e Defesa Civil. Pelo órgão estadual, estiveram presentes o diretor Nelson de Campos Lima; o gerente regional Irineu Takeshita de Oliveira; o chefe de divisão da Baixada Santista e Litoral Norte, Jefferson Viana do Nascimento; e o assessor técnico Sílvio Luiz Giudice.
Diagnóstico e vistorias técnicas
Entre as prioridades discutidas estão o desassoreamento de córregos, a limpeza contínua de rios e a modernização do sistema de drenagem do município. Após a reunião, as equipes técnicas realizaram vistorias de campo nas áreas mais afetadas pelas inundações dos rios Aguapeú e Bichoró, além do Córrego Barranco Alto.
O diagnóstico técnico apontou que os pontos mais críticos estão concentrados nas margens do Córrego Barranco Alto, no trecho que vai do bairro Jussara ao Flórida Mirim, além das regiões próximas aos rios Aguapeú e Bichoró, abrangendo os bairros do Aguapeú até a Atlântica, áreas urbanizadas situadas em regiões de várzea e, portanto, naturalmente mais suscetíveis a alagamentos.
Próximos passos
O trabalho conjunto vai além de estudos técnicos. A proposta é direcionar esforços para intervenções práticas e eficazes, com base nos dados levantados em campo. A partir dessas informações, o SP Águas irá elaborar projetos técnicos voltados à melhoria do escoamento das águas pluviais.
A expectativa é que as ações contribuam diretamente para a redução de alagamentos, proteção de moradias e comércios, preservação da mobilidade urbana e, principalmente, para a segurança da população de Mongaguá em períodos de chuvas intensas.
Fonte: BS9


