O Show Rural Coopavel 2026 inicia uma nova fase para a agricultura familiar no Paraná com a entrega do novo pavilhão da Agroindústria Familiar, que receberá 80 expositores nesta edição. A estrutura foi viabilizada com investimento de R$ 1,8 milhão, em parceria da cooperativa com a Itaipu Binacional, a Itaipu Parquetec e com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A área do espaço passou de 525 m² para 1.050 m², o que permitiu a ampliação do número de participantes em relação ao ano anterior, quando 45 expositores ocuparam o local.
A inauguração oficial da nova estrutura está prevista para a próxima segunda-feira (9), primeiro dia do Show Rural. No entanto, o pavilhão estará aberto ao público e em funcionamento a partir deste domingo (8). “A abertura antecipada busca aproveitar o fluxo de visitantes que percorrem o parque antes da abertura formal”, informou a organização, ao destacar que a medida amplia a visibilidade e as oportunidades de comercialização para os produtores familiares.
A ampliação do pavilhão está inserida nas ações do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) voltadas à oferta de melhores condições de exposição para a agroindústria. No espaço, o público terá acesso a produtos como queijos, embutidos, conservas e artesanato, todos submetidos a processos de controle de qualidade. Com a expansão da área, aumentam as oportunidades de negócios e de formalização de contratos no evento.
A mobilização dos expositores, bem como os processos de inscrição, seleção, organização e administração do espaço da agricultura familiar no Show Rural, são conduzidos pelas equipes do Seagri, com apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). “Com mais área de exposição e mais expositores, ampliam-se as possibilidades de negócios, vendas e contratos”, informou a organização. O ambiente também aproxima os produtores de tecnologias, instituições de pesquisa e empresas do setor.
A edição 2026 do Show Rural Coopavel será realizada de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel. O evento ocorre anualmente e reúne expositores nacionais e estrangeiros em uma área superior a 720 mil m². Segundo a Coopavel, a edição anterior recebeu mais de 400 mil visitantes em cinco dias e registrou movimentação financeira acima de R$ 7 bilhões.
Fonte: AGROLINK


