Safra de tomate da Bahia chega a 183 mil toneladas
Agrolink
– Seane Lennon
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
Foto: Canva
No último dia do tomate, celebrado em 1º de fevereiro, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia informou que o estado segue como líder na produção do fruto no Nordeste e entre os principais produtores do país. Segundo levantamento do IBGE citado pela pasta, a safra de 2025 alcançou 183 mil toneladas, com área cultivada em torno de 6,5 mil hectares. “Em anos de maior produção, a cadeia do tomate chega a movimentar quase R$ 1 bilhão na economia do estado”, informou a secretaria.
A produção está concentrada em localidades com uso de tecnologia de irrigação e condições de altitude, como a Chapada Diamantina e o Piemonte Norte do Itapicuru. A pasta destaca a região de Irecê como principal polo produtor do estado, citada como o centro da produção baiana.
A Chapada Diamantina é apontada como área de referência em qualidade e produtividade. De acordo com os dados apresentados, em 2024 o município de Ibicoara liderou a produção no estado e ocupou a sexta posição no ranking nacional, com 76 mil toneladas. Mucugê, Morro do Chapéu, Seabra e Iraquara também figuram entre os maiores produtores baianos.
O Piemonte Norte do Itapicuru também vem ampliando sua participação na produção estadual, com destaque para o município de Campo Formoso, conforme as informações divulgadas pela secretaria.
Fonte: AGROLINK


