O Governo de São Paulo entregou neste sábado (31) a sirene de alerta remoto contra riscos de deslizamento e inundação no Morro da Vila Progresso, em Santos. Agentes da Defesa Civil do Estado de São Paulo esclareceram sobre o funcionamento do equipamento e fizeram um treinamento de evacuação com os moradores do morro santista.
A nova sirene, instalada na parte mais alta da comunidade, próxima às áreas com risco de deslizamento, faz parte de um amplo programa para fortalecer a cultura de prevenção em regiões com histórico de deslizamentos e inundações.
Com o equipamento instalado em Santos, o Estado já dispõe de oito sirenes em operação e vai instalar mais quatro nas próximas semanas. Esses dispositivos são acionados de forma remota sempre que haja necessidade de evacuação imediata da região por risco de desastre iminente.
O projeto teve início no final de 2023, com a instalação de sirenes em São Sebastião, Guarujá e Franco da Rocha. As próximas cidades serão Mauá, Campos do Jordão, Monteiro Lobato e Registro.
NUPDEC
Como parte das ações de fortalecimento da prevenção no território, a Defesa Civil também irá implantar um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) no Morro da Vila Progresso. O núcleo será formado por moradores da própria comunidade, que receberão orientações e capacitação para atuar de forma preventiva, apoiar a disseminação de informações de risco e colaborar com a Defesa Civil em situações de emergência, ampliando a capacidade de resposta local e o engajamento comunitário.
O NUPDEC também será responsável por acionar a sirene de forma manual, sempre que as chuvas provocarem a interrupção do sistema de telecomunicações e impeça o acionamento à distância do equipamento.
Fonte: Jornal Da Orla


