PUBLICIDADE

Tarcísio prevê reabertura plena do IML de Guarujá ainda no primeiro semestre


Aleluia

Em entrevista exclusiva concedida à rádio Fly FM, na manhã de ontem, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) afirmou que a reabertura plena do Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. A conversa foi conduzida por este colunista e pelo marqueteiro Danilo Martins.

Reforço garantido

Segundo o chefe do Executivo paulista, a meta é acelerar os ajustes necessários para que a unidade passe a operar em tempo integral o quanto antes. Ele explicou que o principal obstáculo para o funcionamento pleno do IML está relacionado à falta de pessoal, mas assegurou que o quadro de servidores será reforçado nos próximos meses.

Obras pontuais

Além da recomposição da equipe, o governador destacou que ainda são necessários ajustes pontuais na infraestrutura da unidade. Atualmente, o atendimento do IML de Guarujá ocorre em apenas dois dias da semana e em horários restritos. Essa situação tem gerado a indignação por parte da população e da classe política local. 

Carnaval tranquilo

Outro ponto abordado na entrevista foi a crise de abastecimento de água enfrentada pela população da Baixada Santista entre o final do ano passado e começo de 2026. Tarcísio disse que esse cenário não vai se repetir no Carnaval. “A gente deve esperar um Carnaval com tranquilidade”, garantiu ele, ao reforçar que a Sabesp está preparada para agir preventivamente e possui operações de contingência previamente planejadas, inclusive para períodos de alta demanda. 

Mudança no primeiro escalão

O advogado Thiago Leal pediu exoneração da Secretaria da Casa Civil da Prefeitura de Santos e justificou que a saída do governo está relacionada às eleições deste ano. Atual presidente do diretório municipal do Republicanos, ele aceitou o convite da direção estadual da sigla para atuar na organização do partido na Baixada Santista para o pleito deste ano.

Evidências

A movimentação de Leal reforça os rumores de que o Republicanos pode se tornar a nova legenda do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que ainda mantém o mistério sobre o seu futuro partidário. O advogado é uma figura muito próxima do parlamentar, que já foi convidado pelo governador Tarcísio de Freitas para ingressar na agremiação, conforme revelou publicamente em outubro do ano passado. Além disso, a coluna apurou que a legenda não possui, atualmente, nenhum pré-candidato à Câmara Federal na Baixada Santista. 

O substituto

O novo secretário da Casa Civil é uma figura que conhece como poucos a Administração Municipal: o engenheiro e administrador de empresas Júlio Eduardo do Santos, que já comandou dez pastas diferentes na Prefeitura durante as gestões de Beto Mansur e Paulo Alexandre Barbosa. Além disso, esteve à frente da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades entre 2012 e 2014, durante a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Na mira do MPSP

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) ofereceu ontem denúncia contra o ex-prefeito de Cubatão Ademário Oliveira pelo crime de estupro. A informação foi divulgada inicialmente pelo site da rádio CBN Santos e confirmada pela coluna. O delito teria ocorrido em 2020 contra uma servidora pública municipal, durante uma festa de aniversário realizada em um bar da Cidade localizado na Vila Couto.

Ataque à reputação

Em contato telefônico com a coluna, o ex-chefe do Executivo negou as acusações e explicou que não poderia oferecer muitos detalhes sobre o caso por orientação do advogado Octávio Rolim, uma vez que o processo corre sob segredo de justiça. Em outubro do ano passado, quando esse caso foi mencionado em um vídeo compartilhado pela ex-prefeita Marcia Rosa (PT), Oliveira disse que havia uma tentativa de destruir a imagem e a biografia dele.

Wi-fi grátis

Duas praças de Guarujá passaram a contar com wi-fi gratuito: a 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e a das Bandeiras, no Centro. Essa conquista é fruto de uma emenda parlamentar encaminhada pelo experiente deputado federal e ex-ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PL), a pedido da vereadora Sirana Bosonkian (PDT). 

Plano traçado

“Esse é apenas o começo de um grande projeto de conectividade. Em breve, muitas outras praças do Guarujá também contarão com internet gratuita, ampliando o acesso à informação e à inclusão digital”, destacou a Sirana, que agradeceu o apoio de Rodrigues para modernizar o Município e garantir a melhora da qualidade de vida da população.  

 





Fonte: BS9

Leia mais

PUBLICIDADE