Após dias de calor intenso, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro voltaram a registrar pancadas de chuva, com impactos no dia a dia da população. De acordo com informações do Meteored, a mudança no tempo ocorre com a atuação de uma frente fria associada a um canal de umidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que favoreceu temporais e a queda das temperaturas no Sudeste.
Nos últimos dias, São Paulo e Rio de Janeiro enfrentaram episódios de chuva forte. Na capital paulista, na sexta-feira (16), foram registradas enxurradas intensas que arrastaram veículos e até pessoas em diferentes pontos da cidade. Já no Rio de Janeiro, chuvas moderadas provocaram bolsões d’água nesta segunda-feira (19), dificultando o tráfego, especialmente em vias de maior circulação.
Segundo o Meteored, “a maior cobertura de nuvens e a diminuição das temperaturas trouxeram um alívio” para as duas capitais, condição que deve se manter até a sexta-feira (23). A previsão indica temperaturas mais amenas, com máximas abaixo dos 30°C e instabilidades mais isoladas ao longo dos próximos dias.
Na cidade de São Paulo, a quarta-feira (21) começa com muitas nuvens, céu parcialmente nublado e ventos de sudeste, o que contribui para uma sensação térmica mais baixa durante a manhã. Há possibilidade de garoa no início do dia. À tarde, a nebulosidade permanece, com algumas aberturas de sol, enquanto a noite tende a ter poucas nuvens. As temperaturas variam entre 15°C e 20°C.
Na quinta-feira (22), o tempo segue semelhante, com manhã e noite mais frias e céu nublado no início do dia. Durante a tarde, o sol aparece entre muitas nuvens, sem elevação significativa das temperaturas. À noite, o céu fica parcialmente nublado, com chance de chuviscos na Região Metropolitana, incluindo a capital. As mínimas ficam em torno de 15°C na cidade de São Paulo, podendo chegar a 13°C em outras áreas da região, e as máximas alcançam até 22°C.
Para a sexta-feira (23), a previsão aponta sol entre muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com possibilidade de chuva fraca e isolada entre a manhã e o início da tarde. A amplitude térmica permanece reduzida, com mínima de 15°C e máxima de 22°C na capital paulista, enquanto na Região Metropolitana as máximas variam entre 18°C e 23°C.
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, os últimos dias também foram marcados por temporais e transtornos, como alagamentos. De acordo com o Meteored, o tempo continuará instável entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), inclusive na capital fluminense.
Durante esse período, as madrugadas e manhãs no Rio de Janeiro terão temperaturas mais baixas, com leve sensação de frio. Os ventos de sul e sudeste sopram entre fracos e moderados, e ao longo do dia predomina o céu nublado a encoberto, com algumas aberturas de sol. As temperaturas mínimas variam entre 16°C e 17°C, enquanto as máximas ficam entre 24°C e 26°C.
A previsão indica ainda a ocorrência de chuvas fracas a moderadas a qualquer momento, principalmente entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), em toda a Região Metropolitana do Rio. Segundo o Meteored, “o alerta é para novos transtornos”, já que a região vem sendo afetada por episódios recentes de chuvas intensas, com registros de alagamentos e inundações.
Fonte: AGROLINK


