O presidente dos EUA, Donald Trump, renovou suas críticas à Europa e o interesse na Groenlândia nesta quarta-feira (21) em seu aguardado discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
“Eu amo a Europa e quero ver a Europa prosperar, mas ela não está indo na direção certa”, disparou o mandatário ao inaugurar sua participação no evento.
A Groenlândia, o principal assunto que tem gerado atrito entre os europeus e americanos, foi novamente mencionado pelo presidente. Ele afirmou que busca “negociações imediatas” para discutir a aquisição do território autônomo dinamarquês.
Trump voltou a defender que a Groenlândia é um “interesse fundamental de segurança nacional” para os EUA. Ele comparou a ilha a um “enorme pedaço de gelo”, que é “frio e mal localizado, mas que pode desempenhar um papel vital na paz e na proteção mundial”.
“Tenho respeito tremendo às pessoas da Groenlândia e da Dinamarca, mas acredito que nenhum outro país consegue manter a segurança da Groenlândia a não ser os EUA”, discursou. “A Groenlândia está sem defesa em uma localização estratégica”, acrescentou.
Em seguida, Trump começou a detalhar sua agenda econômica, falou sobre imigração, inflação e investimentos nos EUA.
Fonte: Revista Oeste


