Enzo Monteiro aguarda futuro no Santos após empréstimo na Letônia (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O atacante Enzo Monteiro teve o empréstimo finalizado com o Auda FK (Letônia). Em entrevista ao Diário do Peixe (veja a entrevista completa AQUI), admitiu vontade de retornar ao Santos e aguarda a definição entre diretoria e staff para entender se estará nos planos do clube para a próxima temporada. Ele tem contrato santista até 29 de maio de 2027.
“Minha vontade é voltar para o Santos. Gosto bastante do clube e da cidade também. Minha única vontade é voltar, não sei como vai ser. No fim do mês ou começo de dezembro, meu staff vai ter uma reunião para ver qual é a melhor solução para mim também”, ressaltou.
Na Europa, o centroavante teve uma assistência e cinco gols em 39 partidas entre Virsliga, Copa da Letônia, sendo campeão, e Liga Conferência. Antes de ser emprestado, o Menino da Vila atuou pela Copa São Paulo somando dois gols em três jogos, ‘estourou’ idade para a base e agora já é jogador profissional.
Ano passado, estreou pelo principal atuando em 60 minutos na vitória do Alvinegro sobre o Paysandu por 2 a 0, na Vila Belmiro, na estreia da Série B do Brasileirão, no dia 20 de abril. Com o ex-técnico Fábio Carille, o boliviano, que estava se dividindo com o Sub-20, foi promovido ao principal no começo de março e passou por um processo de fortalecimento muscular.
Depois disso, desceu para a categoria de base novamente e atuou pelo Campeonato Paulista, Brasileiro e de Aspirantes. Foram 35 confrontos com 19 gols pelos torneios de base.
HISTÓRICO
Enzo Monteiro é natural de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e tem 21 anos. O atacante chegou ao Santos depois de disputar um amistoso contra o Sub-15 do clube, no CT Rei Pelé, em 2018. Ele atuava pelo Projeto Bolívia 2022 ao lado do meia-atacante Miguelito. Profissionais do clube, ídolos e o staff do jogador mantiveram o sonho vivo até completar a maioridade.
A Fifa proíbe a transferência internacional de menores de 18 anos. Por isso, Enzo precisou esperar até maio de 2022 quando completou a idade e assinou o primeiro contrato profissional com o clube. Naquele ano, atuou pelo Sub-20. A estreia aconteceu em junho daquele ano e desde suas primeiras partidas em julho, tomou conta da posição.
Enzo foi o titular da reta final e esteve no time campeão paulista da categoria, mas precisou passar por uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo no fim do ano. Ao início de 2023, o procedimento tirou o jogador da disputa de Copa São Paulo, mas retornou e se consolidou na temporada.
Pelo Sub-20, foram 11 gols marcados, sendo dez pelo Paulistão e um pelo Brasileiro da categoria, em 26 jogos. Até iniciar a temporada passada sendo destaque da Copinha somando 7 gols em 6 partidas sendo o artilheiro dos Meninos da Vila no torneio na primeira disputa de Copinha na carreira.
Em fevereiro, foi o centroavante titular do Peixe na disputa da Equality Cup, no Catar. Já no Brasileiro Sub-20, teve 3 gols e 1 assistência em 17 duelos. Pelo Paulista da categoria, somou 8 gols em 9 confrontos. Já no Brasileiro de Aspirantes, 1 gol em 3 partidas. Até o 2025 com Copinha e sendo emprestado.
Fonte: Placar


