Marcelo Teixeira, presidente do Santos, participou do Conselho Técnico do Paulistão (Crédito: Rafael Ribeiro/CBF)
O Santos conheceu na noite desta terça-feira o formato e os confrontos do Paulistão 2026, em evento realizado na Arena Mercado Livre Pacaembu. Com a diminuição do número de datas dos Estaduais de 16 para 11, anunciada pela CBF no novo calendário do futebol brasileiro, o formato do torneio irá mudar e não terá mais quatro grupos com quadro clubes em cada. Inspirado no formato da Champions League, o Paulistão terá um grupo único, com cada equipe disputando oito jogos na primeira fase.
Para o sorteio, as equipes foram separadas em quatro potes. O Santos ficou no Pote A ao lado dos outros três grandes, Palmeiras, Corinthinas e São Paulo. Os times do mesmo pote vão se enfrentar para garantir todos os clássicos. O Peixe também vai enfrentar dois clubes do Pote B (Red Bull Bragantino e Novorizontino), dois clubes do Pote C (Velo Clube e Guarani) e um clube do Pote D (Noroeste)
Confira os potes do sorteio.
A: Santos (1), Palmeiras (2), São Paulo (3) e Corinthians (4)
B: Red Bull Bragantino (1), Novorizontino (2), Mirassol (3) e São Bernardo (4)
C: Velo Clube (1), Guarani (2), Portuguesa (3) e Ponte Preta (4)
D: Noroeste (1), Botafogo (2), Primavera (3) e Capivariano (4)
Os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final, que será disputada em jogo único, com o primeiro enfrentando o oitavo, o segundo contra o sétimo, o terceiro diante do sexto e o quarto contra o quinto. Os vencedores disputam a semifinal em jogo único e, os ganhadores das semifinais, fazem a decisão do torneio.
O Campeonato Paulista vai acontecer entre os dias 11 de janeiro e 8 março. Boa parte da competição será disputada simultaneamente com o Campeonato Brasileiro, que irá começar no dia 28 de janeiro.
Fonte: Placar


