PUBLICIDADE

Empréstimo acaba e Balão volta a ter futuro indefinido no Santos


João Victor Balão tem contrato com Santos até 2026 (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O empréstimo do volante João Victor Balão ao Botafogo-PB finalizou e o contrato do meio-campista apareceu de volta ao BID (Boletim Informativo Diário da CBF) do Santos na última sexta-feira (07). O jogador retorna ao Peixe e volta a ter futuro indefinido no clube já que o vínculo dele finalizaria agora em dezembro, mas a diretoria prorrogou por mais um ano antes de emprestar ao time paraibano.

No começo do ano, Balão estava emprestado ao Sampaio Correa encerrou contrato no meio do ano, sendo emprestado novamente, mas ao Belo. Ele não teve nenhum jogo pela equipe e ficou no banco em três confrontos da Série C. Já antes, no time do Maranhão, foram dois gols em 16 partidas entre o estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D.

Aposte nos jogos do Santos na Sportinbet. Clique aqui

Ano passado, atuou pela Copinha em janeiro, na última disputa do torneio na carreira, em seis partidas e entrou em dois jogos na Equality Cup, no Catar. Desde então, foi ‘afastado’ pois estava fora dos planos do clube e chegou até a desabafar nas redes sociais. No fim do ano, o Santos decidiu disputar o Brasileiro de Aspirantes onde se destacou como capitão e teve um gol em oito jogos. Em dezembro, foi emprestado ao time de São Luís.

Leia também: Emprestados do Santos: Zanocelo é titular na vitória do Ceará sobre o Corinthians

HISTÓRICO 

Natural de São Luís (Maranhão), o garoto teve a formação nos campos e praias do bairro do São Francisco e Ponta d’Areia. No final de 2018, foi convidado para fazer parte da equipe do São Luís e logo no início do ano seguinte, foi levado para a equipe e disputou o Campeonato Maranhense Sub-16, sendo vice-campeão e melhor jogador da competição.

Ainda em 2019, Balão atuou na Copa do Brasil Sub-17 e chegou a jogar contra o Vasco. Apesar da derrota por 3 a 0, o volante foi um dos destaques, o que rendeu convites para fazer uma avaliação no clube carioca. Fez testes para o Flamengo, onde ficou uma semana no Ninho do Urubu, em setembro, e não foi aprovado. Na mesma época, ele passou pelo luto da perda de um primo querido.

Continuou treinando e sonhando, até que em fevereiro de 2020 participou de avaliação na Ferroviária, ficou um mês no interior de São Paulo, e novamente não foi aprovado. Retornou a São Luís e veio a pandemia do Covid-19. Em julho, foi transferido do São Luís para o Moto Club para disputar a Copa do Brasil Sub-20 quando tudo parecia mudar, mas jogou apenas o primeiro jogo e ainda andava cerca de três horas para chegar aos treinos do clube.

Ainda em dezembro pelo Moto Club, atuaria na Copa do Nordeste. O time saiu de Maranhão com os testes de Covid negativos e, quando chegaram em Recife, sede da competição, os testes foram refeitos e João Victor testou positivo. Não jogou a competição, ficou isolado no hotel e, ao retornar em São Luís estava decidido a desistir do futebol.

No entanto, a vida mudou com a chegada do técnico Junior Amorim, que passou a aproveitar o jogador e logo no primeiro jogo atuou em 10 minutos e deu passe pro gol que classificou o Moto Club para a Copa do Brasil de 2022. Na final do Maranhense, jogou de titular e, assim que terminou o campeonato, recebeu propostas do Fortaleza e do Atlético Mineiro, através do avaliador técnico Robson Nascimento, e uma possibilidade do Santos.

O volante chegou ao Santos em julho de 2021 por indicação do técnico do Sub-20, Aarão Alves na época, e com o apoio do ex-coordenador Felipe Gil. Naquele ano somou 14 jogos e 2 gols pelo Paulista Sub-20 e 4 partidas pelo Brasileiro da categoria. Ganhou grande destaque no vice-campeonato do Santos na Copa São Paulo de 2022, atuando nas 9 partidas disputadas e chegou a passar um período treinando no profissional com o técnico argentino Fabián Bustos, mas retornou à base.

No Paulista Sub-20 de 2022 foi titular absoluto no meio santista que conquistou o título do estadual, somando 25 partidas e outros 9 duelos pelo Brasileiro. Na Copinha de 2023, vestiu a camisa 10 do Santos e se consolidou na temporada desde então.



Fonte: Placar

Leia mais

PUBLICIDADE