Neymar fez transição física durante a semana (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
Neymar manifestou internamente o desejo de ser relacionado para o confronto entre Santos e Fortaleza, no sábado, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 10, que avançou para a fase final de recuperação da lesão no músculo reto femoral da coxa direita, pediu para, ao menos, ficar no banco de reservas e atuar por alguns minutos, caso necessário.
A ideia apresentada pelo próprio jogador foi semelhante à usada no jogo de volta contra o CRB, pela Copa do Brasil, quando ele ficou como opção no banco e só entraria se o contexto da partida exigisse. Neymar argumentou que quer ajudar o time nesta reta final e que se sente cada vez mais confiante fisicamente após a retomada dos trabalhos com bola nesta semana.
No entanto, o Santos adota cautela. O clube entende que acelerar o retorno pode aumentar o risco de nova lesão, principalmente considerando o histórico recente do jogador com problemas musculares. A lesão atual, inclusive, foi em um músculo conhecido informalmente como “motor do chute”, por ser determinante na potência de finalizações – razão pela qual o departamento médico vinha tratando com cuidado o retorno aos chutes de média intensidade, que foram retomados apenas nos últimos dias.
Neymar será reavaliado nesta sexta-feira, na véspera da partida. O teste físico será determinante para definir se ele será ou não relacionado. O Santos tem apenas mais um treino antes do jogo.
Ainda que seja liberado para atuar contra o Fortaleza, a tendência é de que Neymar não jogue contra o Palmeiras, no dia 6, no Allianz Parque. O gramado sintético é visto pela comissão técnica como um fator de risco adicional para quem volta de lesão muscular, e a prioridade é tê-lo em condições ideais no duelo contra o Flamengo, no dia 9, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada.
Ao longo da semana, o atacante realizou a transição física no campo, incluindo trabalhos de força, aceleração e condução de bola. Ele publicou em suas redes sociais fotos treinando, acompanhado da frase indicando felicidade por voltar a trabalhar no gramado.
Neymar está afastado desde 18 de setembro. Desde o retorno ao Santos, disputou 23 partidas, marcou sete gols e deu quatro assistências.
Fonte: Placar


