PUBLICIDADE

Senador apresenta parecer favorável à recondução de Gonet


O senador Omar Aziz (PSD-AM) protocolou nesta quinta-feira (30) seu parecer favorável à recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Aziz destacou a “atuação apartidária e técnica” de Gonet nas ações penais contra “os principais responsáveis pelo ataque à Democracia ocorrido no País”.

“Destaca-se, ainda, a atuação técnica em centenas de ações penais e acordos de não persecução, inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à Democracia ocorrido no País, conforme já reconhecido em variadas condenações proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse.

Gonet foi o responsável pela denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados pela suposta tentativa de golpe de Estado. Aziz afirmou que o procurador-geral reorganizou a estrutura do Ministério Público Federal (MPF) para “aprimorar a sua capacidade de atuar no combate às organizações criminosas”.

VEJA TAMBÉM:

  • STF determina execução da pena de Carla Zambelli por perseguir homem em 2022

O PGR foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um mandato de dois anos, em 2023. Em agosto, o petista enviou ao Senado a mensagem indicando a recondução.

Para viabilizar o novo mandato, o PGR precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ter o nome aprovado pelo plenário do Senado. Ainda não há uma data oficial para a análise, mas a expectativa é que ela ocorra até a segunda semana de novembro.

No relatório, Aziz afirmou que a “atuação apartidária e técnica” de Gonet também ficou evidenciada pela “pacificação interna” do Ministério Público da União (MPU). “Desde sua posse como Procurador-Geral da República, com efeito, já não se verificam divergências ou dissensões radicais com relação à gestão que se iniciou e aos trabalhos até aqui realizados”, disse o senador.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE