Alex Feder assumiu a guitarra solo do Linkin Park nos shows após a volta da banda, já que Brad Nelson não se apresenta mais ao vivo. Uma decisão do próprio Nelson, que, no entanto, continua fazendo parte da formação em estúdio.
Recentemente, Feder concedeu ao Andertons Music Co. uma entrevista bastante elucidativa sobre o tema. Na ocasião, ele trouxe mais informações sobre o que levou o colega a se retirar dos palcos e das turnês.
De início, Alex contou como se aproximou do Linkin Park pela amizade com Brad Nelson e refletiu a respeito do desgaste oferecido pela vida na estrada. Ele afirmou (transcrição via Ultimate Guitar):
“Tenho uma conexão com o Brad há muito tempo. Você simplesmente começa a conhecer pessoas se for músico em Los Angeles. Eles estavam procurando alguém porque estavam voltando, e Brad… fazer turnês não é para todos. É um estilo de vida muito, muito específico.”
Feder acrescenta:
“Você tem que se sentir confortável voando para cidades aleatórias constantemente, provavelmente perdendo eventos familiares, estando em fusos horários diferentes, lidando com o jet lag e tudo mais.”
Outras razões de Brad Delson
Em determinado momento, porém, Alex Feder indicou que não foi só a rotina desgastante que afastou Brad Delson dos palcos. Segundo o guitarrista, o colega não tem o fascínio por se apresentador ao vivo diante de grandes multidões:
“E também, eu acho… quer dizer, eu não quero compartilhar muito das coisas dele… Você também subiu no palco na frente… na outra noite. Eram, eu acho, 80 mil pessoas… se você não gosta dessa experiência, é um estilo de vida realmente intenso.”
Ausente dos palcos, Brad continua envolvido com as composições e outras tarefas da banda nos bastidores. Segundo Alex Feder, essa parte se manteve intacta após o hiato:
“Acho que eles, infelizmente, deram uma pausa por vários anos por razões óbvias. E acho que, conforme a banda voltava, ele queria participar da parte criativa e da estratégia.”
Ele esclarece qual tem sido a contribuição de Delson e como foi convidado para ser o guitarrista nos shows:
“Acho que ele faz muita coisa de produtor executivo com a música e tudo mais. E ele simplesmente não queria estar no palco. Então me ligaram e perguntaram: ‘Você estaria interessado em fazer isso?’. Eu disse: ‘Sim’.”
Linkin Park no Brasil
O Linkin Park se apresenta no Brasil em novembro, com shows em Curitiba (Estádio Couto Pereira, 05/11), São Paulo (Estádio MorumBIS, 08/11) e Brasília (Arena BRB Mané Garrincha, 11/11). Ingressos estão à venda na Ticketmaster.
A vocalista Emily Armstrong, o cantor e multi-instrumentista Mike Shinoda, o baixista Dave “Phoenix” Farrell, o DJ Joe Hahn e o baterista Colin Brittain completam a formação.
+++ LEIA MAIS: A cantora revelação do metal que abrirá shows do Linkin Park no Brasil
+++ LEIA MAIS: A opinião de Mike Shinoda sobre críticas machistas contra o Linkin Park
+++ LEIA MAIS: O diferencial do Linkin Park no rock que fez a banda estourar, segundo Mike Shinoda
Fonte: rollingstone.com.br