O trigo, um dos principais cereais produzidos no mundo ao lado do milho e do arroz, exige alta performance em todas as etapas do cultivo para alcançar produtividade e qualidade sem ampliar áreas de plantio. Nesse contexto, o manejo nutricional adequado é essencial, garantindo que o solo ofereça os nutrientes necessários em cada fase da cultura.
Entre os elementos fundamentais para o trigo estão potássio, cálcio, enxofre e boro. O potássio contribui para a resistência estrutural da planta, o enxofre influencia na qualidade de panificação, o cálcio fortalece tecidos e raízes, e o boro atua na floração e na formação das espigas, além de aumentar a resistência a doenças. O equilíbrio desses nutrientes resulta em lavouras mais vigorosas e produtivas.
“No caso do trigo, quando falamos em nutrição, não basta apenas fornecer nutrientes, é preciso eficiência, equilíbrio e a segurança de uma lavoura forte do plantio à colheita. É aí que entra o KBmaxi, um fertilizante que entrega no mesmo grânulo potássio, responsável pela energia, enchimento e qualidade de grãos; o cálcio que fortalece tecidos e garante raízes mais profundas e resistentes; o boro que é indispensável na floração, polinização e na boa formação das espigas, e o enxofre, que é essencial para a síntese de proteínas e qualidade industrial do trigo”, explica Taiane Ribas, do departamento técnico da MaxiSolo.
Com foco nessa eficiência, a catarinense MaxiSolo desenvolveu o KBmaxi, fertilizante multinutriente que reúne 15% de potássio, 10% de cálcio, 8% de enxofre e 0,5% de boro em um único grânulo. A tecnologia melhora o perfil do solo, levando cálcio em profundidade e proporcionando liberação gradual dos nutrientes conforme a demanda do trigo.
Produzido com tecnologia 100% nacional, o KBmaxi reduz custos para os agricultores e diminui a dependência de insumos importados, contribuindo para uma produção de trigo mais sustentável e competitiva no Brasil.
Fonte: AGROLINK