Morreu na quinta-feira, 2, o músico e fotógrafo inglês Chris Dreja, que integrou o Yardbirds na década de 1960 e foi companheiro de banda de nomes como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.
Ele tinha 79 anos e completaria 80 em novembro. A morte, cuja causa não foi revelada, foi confirmada por uma familiar e informada pelo jornalista David Stark, bem como por Jimmy Page nas redes sociais.
No Instagram, Page postou uma foto dos tempos de Yardbirds com Dreja e o seguinte texto:
“Soube hoje do falecimento do músico Chris Dreja, que tocou apaixonadamente com os icônicos Yardbirds, na guitarra base e depois no baixo. Fazia tempo que eu não o via, e gostaria de ter visto. Descanse em paz, Chris.”
Sobre Chris Dreja
Filho de imigrantes poloneses, Chris Dreja nasceu em 1945 e foi um dos cofundadores dos Yardbirds, em 1963. Inicialmente, ele tocava guitarra base na banda, que teve Eric Clapton e Jeff Beck como guitarristas solo em momentos distintos.
Quando Jimmy Page entrou para o grupo, Dreja abriu mão da guitarra base e assumiu o baixo. Alguns anos depois, ele seria convidado por Page para integrar o New Yardbirds, embrião do que viria a ser o Led Zeppelin, mas recusou a oferta porque deesjava seguir carreira como fotógrafo.
Dreja foi um profissional respeitado no ramo que seguiu posteriormente. Fotografou ícones como Bob Dylan, Andy Warhol, Tina Turner e o próprio Led. É de sua autoria a imagem eternizada na traseira do primeiro álbum do Zeppelin, de 1969.
Em 2012, ele sofreu uma série de derrames e ficou com a saúde debilitada desde então.
+++ LEIA MAIS: A grande diferença entre Led Zeppelin e Beatles, segundo Jimmy Page
+++ LEIA MAIS: O grande arrependimento de Eric Clapton em relação a George Harrison
+++ LEIA MAIS: O integrante do Pink Floyd adorado por Jimmy Page e ignorado por muitos
Fonte: rollingstone.com.br