Barreal foi titular no Peixe no empate com o Grêmio (Crédito: Divulgação Santos FC)
Santos e Grêmio empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira na Vila Belmiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe dominou os 90 minutos, mas viu o Grêmio sair na frente no início do segundo tempo, com Edenilson. E quando parecia no final que estava decidido, Lautaro Díaz marcou aos 44 minutos e incendiou a Vila, que quase viu uma virada nos acréscimos. O resultado no final não agradou nenhuma das equipes, que buscavam subir na tabela.
O jogo
O primeiro bom momento foi do Santos, e com menos de 5 minutos de jogo. Em falta pela esquerda, Guilherme colocou a bola na cabeça de João Schmidt, no primeiro pau. Mas o volante do Peixe escorou mal, por cima do gol, perdendo uma grande chance de abrir o placar logo no início da partida.
Aos 13, Rollheiser arriscou belo chute da entrada da área. Gabriel Grando fez grande defesa, espalmando a bola pela linha de fundo. E em menos de dois minutos o ataque santista exigiu mais duas boas intervenções do arqueiro gremista.
O Grêmio só foi chegar aos 18 minutos, mas dando um susto enorme em toda a Vila Belmiro. Alysson arrancou pela direita do seu campo, passou por dois marcadores e chutou. A bola foi travada pela zaga, mas Edenilson correu em direção do gol e Brazão bateu roupa. A bola então voltou para Alysson que empurrou para o fundo da rede. O gol foi anulado pelo VAR, pois a bola chegou a bater no braço de Edenilson no lance anterior.
Após dominar o jogo durante os 20 primeiros minutos de jogo, mantendo a posse da bola, o Peixe caiu de rendimento na parte final da primeira etapa. E nada (ou quase nada) criou. Já o Grêmio limitou-se a ficar atrás, tentando achar um contra-ataque que não aconteceu.
Buscando ganhar o jogo, Vojvoda voltou o Santos no segundo tempo com Tiquinho no lugar de João Schmidt. O Peixe, ofensivo, pressionou e dominou os primeiros 10 minutos, mas não criou nenhum grande lance.
E quem não faz, toma! O Grêmio, na sua primeira chegada, marcou com Edenilson. Após troca de passes, Pavon recebeu na esquerda e cruzou na medida para Edenilson só tocar com o bico da chuteira e abrir o placar. Grêmio 1 a 0.
O gol fez o Grêmio crescer na partida. Menos de cinco minutos depois, André perdeu gol feito, sem goleiro. Mas o lance acabou invalidade por impedimento do ataque gremista.
Aos 20, o Santos perdeu uma grande oportunidade de marcar. Barreal chutou mal, mas Lautaro pegou a bola no caminho e, na cara do gol, chutou para boa defesa Gabriel Grando. Tiquinho então ficou com o rebote e com o gol escancarado chutou em cima de Wagner Leonardo. A bola bateu na mão do zagueiro gremista, mas como ela estava apoiada no chão o VAR não recomendou penal.
Com dificuldade de criação, o Peixe só conseguia assustar nos chutes de longa distância. Aos 29, Guilherme arriscou do bico da área e Gabriel Grande fez mais uma defesa segura.
O Santos seguiu pressionando, mas parecia não ser o dia do Peixe. Aos 42, Zé Rafael chutou, a bola bateu no travessão, pingou na linha, bateu na trave e não entrou, com a zaga do Grêmio afastando na sequência.
E dois minutos depois mais uma bola no travessão. E novamente com Zé Rafael. Robinho Jr. bateu escanteio, Zé Rafael ajeitou no primeiro pau e meteu uma voadora na bola, que bateu no travessão. Mas desta vez o rebote chegou em Lautaro Díaz, que de cabeça deixou tudo igual na Vila Belmiro. Santos 1 x 1 Grêmio.
O gol incendiou a Vila Belmiro, e quase na sequência mais um do Peixe. Zé Rafael colocou a bola na área para Robinho Jr, que finalizou e a defesa gremista cortou. Os minutos finais foram do Santos pressionando, mas o gol da virada não veio.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 GRÊMIO
26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 1º de outubro de 2025, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Público: 9.306
Renda: R$ 439.188,00
Cartões amarelos: João Schmidt, Igor Vinícius e Escobar (SAN); Arthur, Alysson, Alex Santana e Mano Menezes (GRE)
Gol: Edenilson aos 11 minutos do segundo tempo (GRE); Lauta Díaz aos 44 do segundo tempo (SAN)
SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke (Igor Vinícius), Alexis Duarte, Luan Peres e Escobar (Souza); João Schmidt (Tiquinho), Zé Rafael e Barreal (Tomás Rincón); Rollheiser (Robinho Jr.), Guilherme e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
GRÊMIO: Gabriel Grando; Gustavo Martins, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Arthur (Alex Santana) e Edenilson (Cristado); Alysson (Aravena), Pavon (Amuzu) e André Henrique (Riquelme). Técnico: Mano Menezes
Fonte: Placar