A controversa e influente trajetória de Ezequiel Neves (1935-2010), jornalista, produtor musical e figura central na carreira de Cazuza e do Barão Vermelho, chega às telas do 27º Festival do Rio com o documentário “Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves”. Produzido pela Giros Filmes, o longa será exibido na mostra Première Brasil Retratos nos dias 5, 6 e 7 de outubro.
Pioneiro do jornalismo de rock no Brasil, Neves foi a peça-chave por trás da descoberta do Barão Vermelho nos anos 80 e se tornou o grande mentor de Cazuza, com quem imortalizou a parceria na composição do hino “Exagerado”. O filme investiga não apenas sua carreira, mas também suas passionais relações com ícones como Rita Lee e o próprio Cazuza.
O que diferencia a produção é sua abordagem ousada, que mescla documentário e ficção. Para reconstruir a vida de seu protagonista, o diretor Rodrigo Pinto mergulhou em mais de 60 horas de entrevistas inéditas e utilizou recursos como arquivos falsos, trechos de filmes inventados e, de forma inovadora, entrevistas recriadas com inteligência artificial.
“A mostra Retratos é um lugar de celebrar nomes que transformaram o país e ainda nos incitam a seguir em frente, contra a caretice”, comenta Rodrigo Pinto, que já tem uma ligação com o universo da banda por ter escrito a biografia do Barão Vermelho e dirigido o documentário “Continuação”, sobre Lenine.
Serviço
- Mostra: Première Brasil Retratos
- Datas e Locais:
- 5 de outubro (domingo): 21h30, na Estação NET Gávea 1 e Estação NET Gávea 2.
- 6 de outubro (segunda-feira): 13h45, no Cine Santa Teresa.
- 7 de outubro (terça-feira): 13h45, no Cinesystem Belas Artes 5.
- Gênero: Documentário
- Duração: 105 min
- Produção: Giros Filmes e Ton Ton Filmes
- Direção: Rodrigo Pinto
LEIA TAMBÉM: Kendrick Lamar: setlist, horário e o que esperar do show em São Paulo
Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
Fonte: rollingstone.com.br