A LDU eliminou o São Paulo, nesta quinta-feira, 25, no MorumBis. Após vencer a ida, em Quito, por 2 a 0, os equatorianos chegaram ao Brasil e venceram mais uma vez, garantindo vaga nas semifinais da Copa Libertadores.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A queda tricolor, contudo, não foi a primeira contra a Liga de Quito. Da mesma forma, não foi a única vez que a equipe se deu melhor diante brasileiro.
Isso, pois, quatro dos cinco títulos internacionais da LDU foram batendo equipes do Brasil. Fato que faz com que o posto de carrasco sirva e seja ainda mais reforçado por outros encontros eliminatórios.
LDU superando brasileiros
Em decisões, o bom retrospecto começou em 2008, contra o Fluminense, quando o time equatoriano venceu a única Libertadores de sua história. Já em 2009, contra o mesmo Tricolor, faturou a Sul-Americana.

Washington do Fluminense, lamenta penalti perdido durante jogo entre Fluminense 1 x 3 LDU, partida válida pela final da Libertadores – Daryan Dornelles/Placar
Mais tarde, superou o Internacional pela Recopa e, recentemente, em 2023, o Fortaleza foi vítima da vez pela Sul-Americana. A única vez em que a LDU se sagrou campeã continental sem um brasileiro como vice foi em 2010, quando bateu o Estudiantes, da Argentina, em mais uma Recopa.
Quando conquistou a Copa Sul-Americana de 2023, a LDU foi uma pedra na sapato de brasileiros. Na fase de grupos, arrancou dois empates com o Botafogo, o que garantiu a classificação em primeiro da chave.
Já nas quartas de final, os equatorianos passaram pelo São Paulo, último vitimado pelo time. A classificação foi conquistada após disputa de pênaltis, também no MorumBis.


Paolo Guerrero e Rafinha em ação em LDU x São Paulo, em 2023 – Nelson Almeida/AFP
Fonte: Agência Brasil