PUBLICIDADE

Santos adere ao ‘Elas Jogam Junto’ em alerta contra violência à mulher


Santos e Corinthians entram em campanha (Crédito: Divulgação)

A partida entre Santos e Grêmio na próxima quarta-feira (01), às 21h30min, na Vila Belmiro, pela 26ª rodada do Brasilerão, terá uma ação de prevenção e enfrentamento da violência de gênero. É a campanha nacional “Elas Jogam Junto” da OAB SP, por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, em parceria com os clubes esportivos e institutos.

As voluntárias da Comissão entrarão em campo ao lado das equipes carregando uma faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto – Basta de Violência contra a Mulher”. A mobilização contará ainda com camisetas personalizadas, vídeos institucionais, mensagens no sistema de som do estádio e exibição nos telões.

Além da ação em campo, cartilhas educativas, palestras temáticas e materiais de sensibilização, serão apresentadas para o público interno dos clubes parceiros. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam em quase 21%.

Já os boletins de ocorrência por ameaça contra mulheres chegam a crescer 23,7% quando um dos times da cidade entra em campo. Entre esses casos, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Esse cenário mostra a urgência de iniciativas de sensibilização e conscientização em ambientes esportivos.

Com essa mobilização, a Ordem Paulista reafirma: não há espaço para violência contra a mulher, dentro ou fora dos estádios.

Atuação da OAB SP e canais de denúncias

A Secional Paulista reforça que está à disposição para acolhimento, orientação e apoio jurídico às vítimas de violência. Além disso, a entidade destaca a importância da denúncia como ferramenta de proteção e enfrentamento: o canal 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e garante o registro de violência contra a mulher em todo o país.

Parcerias e compromisso social

Como parte do projeto, a OAB SP entregará selos institucionais “Estádio e Clube Seguro para Mulheres” e “Entidade Parceira das Mulheres”, reconhecendo instituições que se comprometem com a promoção de ambientes livres de violência.



Fonte: Placar

Leia mais

PUBLICIDADE