PUBLICIDADE

‘O Inquilino’, de Alfred Hitchcock, terá sessão gratuita na Sala São Paulo; saiba como adquirir os ingressos


O Ano Cultural Brasil/Reino Unido será lançado oficialmente no país no dia 5 de outubro (domingo) com um evento especial na Sala São Paulo, em parceria com a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São PauloNa ocasião, o clássico O Inquilino (The Lodger,  1927), de Alfred Hitchcock (Os Pássaros), terá sua trilha sonora executada ao vivo pela orquestra Brasil Jazz Sinfônica. Saiba como adquirir os ingressos:

Sobre O Inquilino

O Inquilino é um suspense sobre o misterioso locatário de uma pensão em Londres, cujo comportamento estranho chama atenção dos donos do imóvel. É considerado pelo próprio diretor como o primeiro filme verdadeiramente “hitchcockiano” de sua carreira. Trata-se de um dos dez longas-metragens mudos produzidos pelo lendário diretor britânico. Destes, apenas nove resistiram ao tempo. Todos foram restaurados pelo British Film Institute em 2011 e hoje são mostrados em circuitos no mundo cinéfilo.

Sobre a jornada cultural Brasil/Reino Unido

Até junho de 2026, a temporada promove mais de 100 projetos que abrangem residências artísticas, performances, exposições, mostras de cinema, conferências acadêmicas e ações de impacto social e ambiental. A programação acontece em todas as cinco regiões do Brasil e no Reino Unido, com entradas gratuitas ou acessíveis ao público, e tem como eixos temáticos a emergência climática, a diversidade, a representatividade e a alegria como força coletiva.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, e o Instituto Guimarães Rosa (IGR), órgão do Itamaraty responsável pela diplomacia cultural brasileira. Juntas, as instituições desenharam um programa que busca não apenas fomentar o intercâmbio criativo, mas também construir parcerias de longo prazo entre artistas, lideranças culturais e instituições, deixando um legado nos dois países.

O CEO do British Council, Scott McDonald, estará no Brasil para o lançamento e comenta a dimensão expressiva do Ano Cultural Brasil/Reino Unido: “É um programa que combina a energia criativa de duas nações diversas e vibrantes, fortalecendo laços de amizade e colaboração duradouros. Tenho certeza de que esta temporada será lembrada como um marco em nosso diálogo intercultural e um exemplo de como a arte e a criatividade podem inspirar respostas concretas aos desafios do nosso tempo”.

A cultura tem o poder único de conectar pessoas, criar significados compartilhados e gerar novas perspectivas sobre os grandes temas do nosso tempo. O Ano Cultural é um estímulo ao espírito de colaboração e possibilidades que o Reino Unido e o Brasil compartilham. É ao mesmo tempo uma celebração do que já nos une e uma plataforma para aquilo que ainda construiremos juntos. Nosso evento de lançamento, que combina o cinema britânico com o som brasileiro, é um emblema dessa filosofia em ação”, afirma Tom Birtwistle, Diretor do British Council no Brasil.

O diretor do Instituto Guimarães Rosa (IGR), Embaixador Marco Nakata, ressalta que “o Ano Cultural Brasil/Reino Unido foi cuidadosamente planejado para retratar a proximidade cultural dos nossos dois povos e, ao mesmo tempo, destacar as particularidades das sociedades brasileira e britânica, com o objetivo de promover uma maior integração por meio do conhecimento da cultura do outro“.

Para incentivar o intercâmbio cultural e ampliar a abrangência geográfica da programação, o British Council e o IGR realizaram em 2024 uma chamada pública internacional, convidando instituições brasileiras e britânicas a apresentarem projetos conjuntos. Um dos principais critérios de seleção foi o foco em colaboração bilateral, com cada iniciativa envolvendo pelo menos uma organização de cada país. Foram selecionadas dez propostas com forte potencial de impacto e já consolidadas em suas respectivas áreas.

Entre os parceiros envolvidos estão instituições renomadas como o British Museum, o British Film Institute, o Science Museum, o Museu do Amanhã, o Museu das Amazônias, o Sesc São Paulo, Julie’s Bicycle, a Pivô Arte e Pesquisa e o festival Amazônia Mapping, entre outros. Mais detalhes da programação estão disponíveis em ukbrseason.com.br

Como adquirir os ingressos?

A exibição gratuita será o marco inicial do Ano Cultural no Brasil, um gesto simbólico de encontro e celebração da diversidade cultural entre os dois países. Os ingressos poderão ser garantidos pelo público neste link. Vale lembrar que os ingressos podem se esgotar a qualquer momento. Novos ingressos serão disponibilizados no dia 26 de setembro, às 11h.

LEIA TAMBÉM: ‘Bugonia’, com Emma Stone, e mais; os filmes já confirmados na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo

 Loading …



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE