Ao que tudo indica, os integrantes do Titãs mantém as portas abertas para uma nova série de shows. Após a bem-sucedida turnê Titãs Encontro, entre 2023 e 2024, o baterista Charles Gavin comentou rumores de um novo projeto envolvendo a banda e disse ver com bons olhos a iniciativa.
Antes de Gavin, Nando Reis já havia comentado sobre a chance de mais uma reunião. Ao Futeboteco, o cantor e baixista disse não haver “nada de concreto”, mas reconheceu a “possibilidade”.
Agora, foi a vez do baterista se manifestar. Em entrevista ao Conexões JBFM (transcrita pela Rolling Stone Brasil), Charles comentou que a nova turnê de retorno é pauta de conversas internas. A ideia, conforme sugerido pelo músico, é celebrar o 30º aniversário do Acústico MTV, álbum recordista de vendas que recolocou o Titãs em alto nível de popularidade.
“[O Acústico MTV] Foi um projeto sensacional que fará 30 anos daqui a pouco e lançaremos esse show em vinil, o formato físico que importa hoje — ou você está no streaming, ou você está no vinil. Tem gente que não curte CD — eu curto, curto qualquer formato. E temos conversado sobre uma turnê. É possível que tenha. Espero que tenha.”
O comentário vai ao encontro de um rumor veiculado pela coluna de Amaury Jr no Uol Splash ainda em novembro de 2024. Na ocasião, foi publicado que a reunião celebrando o Acústico MTV ocorreria “para apresentações pontuais”.
Na entrevista ao Conexões JBFM, Charles não se aprofundou tanto nas especulações. O baterista preferiu relembrar o momento em que o disco foi planejado e gravado — inicialmente, sob desconfiança dos próprios integrantes, que não acreditavam tanto no formato desplugado.
“A gravadora insistia [em fazer um acústico] e achávamos que não tinha nada a ver: ‘somos uma banda de rock e pop elétrica’. Mas depois de dois anos de insistência, nos convencemos de que poderia ser comercialmente bom — e não podemos negar esse lado jamais —, e artisticamente também poderia ser bom e desafiador. De fato, foi. Tivemos que nos adaptar a esse formato de desplugar e tocar com os violões. É outro jeito de tocar um instrumento, de tocar um repertório, de rever um arranjo. Fizemos o disco em 1997, daqui a pouco faz 30 anos… e como é rápido.”
A turnê mais legal, segundo Charles Gavin
Charles Gavin ainda compartilhou uma opinião curiosa a respeito do período do Acústico MTV. Na opinião do baterista, a turnê mais legal de seu período com o Titãs — entre 1985 e 2010, além da reunião entre 2023 e 2024 — foi justamente a que divulgou o álbum, reproduzindo o formato com violões e instrumentos diferentes. A excursão começou em 1997 e continuou até o ano seguinte.
“Digo sempre: essa foi a turnê mais legal que fiz enquanto titã, pois tínhamos uma miniorquestra conosco. Era parecida com a que gravou o show no Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano. Eram quatro cordas, seis metais, percussão… até harpa chegamos a ter, tocada pela Cristina Braga, uma das maiores harpistas do Brasil. Parte dessa turma foi com a gente para a estrada e aconteceu o que aconteceu com a turnê de 2023: era para ser uma turnê de alcance limitado, mas o sucesso do disco com o repertório e os convidados — Fito Páez, que era da Argentina; Marisa Monte, nossa amiga desde sempre; Jimmy Cliff, autor de ‘Querem Meu Sangue’, uma versão de ‘The Harder They Come’; Arnaldo Antunes, nosso irmão.”
Titãs Encontro
A Titãs Encontro contou com os sete integrantes vivos: Arnaldo Antunes, Nando Reis, Charles Gavin, Paulo Miklos, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto. Marcelo Fromer faleceu em em 2001, aos 39 anos, vítima de um atropelamento. Após o encerramento da excursão, os músicos fora da formação voltaram a se dedicar às suas carreiras solo, enquanto Branco, Sérgio e Tony deram sequência às atividades normais da banda.
Em março último, Tony Bellotto se afastou da formação atual do Titãs para tratar de um câncer. O guitarrista foi substituído por Alexandre de Orio, que cumpriu uma série de datas até o retorno de Bellotto.
+++ LEIA MAIS: Após Nasi, Nando Reis grita “sem anistia” durante show em Porto Alegre
+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores discos de metal de 2024 para Charles Gavin — incluindo banda nacional
+++ LEIA MAIS: O arrependimento de Nando Reis com seus primeiros anos fora do Titãs
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Fonte: rollingstone.com.br