PUBLICIDADE

Titãs se reunirá novamente para shows em 2027? Charles Gavin responde


Ao que tudo indica, os integrantes do Titãs mantém as portas abertas para uma nova série de shows. Após a bem-sucedida turnê Titãs Encontro, entre 2023 e 2024, o baterista Charles Gavin comentou rumores de um novo projeto envolvendo a banda e disse ver com bons olhos a iniciativa.

Antes de Gavin, Nando Reis já havia comentado sobre a chance de mais uma reunião. Ao Futeboteco, o cantor e baixista disse não haver “nada de concreto”, mas reconheceu a “possibilidade”.

Agora, foi a vez do baterista se manifestar. Em entrevista ao Conexões JBFM (transcrita pela Rolling Stone Brasil), Charles comentou que a nova turnê de retorno é pauta de conversas internas. A ideia, conforme sugerido pelo músico, é celebrar o 30º aniversário do Acústico MTV, álbum recordista de vendas que recolocou o Titãs em alto nível de popularidade.

“[O Acústico MTV] Foi um projeto sensacional que fará 30 anos daqui a pouco e lançaremos esse show em vinil, o formato físico que importa hoje — ou você está no streaming, ou você está no vinil. Tem gente que não curte CD — eu curto, curto qualquer formato. E temos conversado sobre uma turnê. É possível que tenha. Espero que tenha.”

O comentário vai ao encontro de um rumor veiculado pela coluna de Amaury Jr no Uol Splash ainda em novembro de 2024. Na ocasião, foi publicado que a reunião celebrando o Acústico MTV ocorreria “para apresentações pontuais”.

Charles Gavin durante show com o Titãs no Lollapalooza (Foto: Mauricio Santana / Getty Images)

Na entrevista ao Conexões JBFM, Charles não se aprofundou tanto nas especulações. O baterista preferiu relembrar o momento em que o disco foi planejado e gravado — inicialmente, sob desconfiança dos próprios integrantes, que não acreditavam tanto no formato desplugado.

“A gravadora insistia [em fazer um acústico] e achávamos que não tinha nada a ver: ‘somos uma banda de rock e pop elétrica’. Mas depois de dois anos de insistência, nos convencemos de que poderia ser comercialmente bom — e não podemos negar esse lado jamais —, e artisticamente também poderia ser bom e desafiador. De fato, foi. Tivemos que nos adaptar a esse formato de desplugar e tocar com os violões. É outro jeito de tocar um instrumento, de tocar um repertório, de rever um arranjo. Fizemos o disco em 1997, daqui a pouco faz 30 anos… e como é rápido.”

A turnê mais legal, segundo Charles Gavin

Charles Gavin ainda compartilhou uma opinião curiosa a respeito do período do Acústico MTV. Na opinião do baterista, a turnê mais legal de seu período com o Titãs — entre 1985 e 2010, além da reunião entre 2023 e 2024 — foi justamente a que divulgou o álbum, reproduzindo o formato com violões e instrumentos diferentes. A excursão começou em 1997 e continuou até o ano seguinte.

“Digo sempre: essa foi a turnê mais legal que fiz enquanto titã, pois tínhamos uma miniorquestra conosco. Era parecida com a que gravou o show no Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano. Eram quatro cordas, seis metais, percussão… até harpa chegamos a ter, tocada pela Cristina Braga, uma das maiores harpistas do Brasil. Parte dessa turma foi com a gente para a estrada e aconteceu o que aconteceu com a turnê de 2023: era para ser uma turnê de alcance limitado, mas o sucesso do disco com o repertório e os convidados — Fito Páez, que era da Argentina; Marisa Monte, nossa amiga desde sempre; Jimmy Cliff, autor de ‘Querem Meu Sangue’, uma versão de ‘The Harder They Come’; Arnaldo Antunes, nosso irmão.”

Titãs Encontro

A Titãs Encontro contou com os sete integrantes vivos: Arnaldo Antunes, Nando Reis, Charles Gavin, Paulo Miklos, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony BellottoMarcelo Fromer faleceu em em 2001, aos 39 anos, vítima de um atropelamento. Após o encerramento da excursão, os músicos fora da formação voltaram a se dedicar às suas carreiras solo, enquanto Branco, Sérgio e Tony deram sequência às atividades normais da banda.

Em março último, Tony Bellotto se afastou da formação atual do Titãs para tratar de um câncer. O guitarrista foi substituído por Alexandre de Orio, que cumpriu uma série de datas até o retorno de Bellotto.

+++ LEIA MAIS: Após Nasi, Nando Reis grita “sem anistia” durante show em Porto Alegre
+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores discos de metal de 2024 para Charles Gavin — incluindo banda nacional
+++ LEIA MAIS: O arrependimento de Nando Reis com seus primeiros anos fora do Titãs
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram


Igor Miranda (@igormirandasite)
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE